O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) sobre a atividade industrial da zona do euro caiu para 49,7 pontos em agosto, após ter registrado 49,8 pontos em julho, de acordo com dados preliminares do instituto de pesquisas S&P Global. A previsão era de 49 pontos.
Leituras acima de 50 pontos divulgados da atividade indicam expansão da economia, enquanto os valores menores apontam contração. Segundo a pesquisa, a queda geral na produção foi novamente impulsionada por um contração no setor manufatureiro, e a produção caiu pelo terceiro mês consecutivo e em ritmo sólido.
“As empresas estão pelo menos continuando a ver aumentos mais fracos em seus custos que, por sua vez, aumentam seus preços de venda a um ritmo mais suave. Isso deve ajudar a alimentar mais lentamente a inflação dos preços ao consumidor no final do ano, embora parece que qualquer alívio para a situação da inflação chega tarde demais para fornecer qualquer apoio real à demanda. O restante de 2022 parece, portanto, ser de luta das empresas em toda a zona do euro”, diz o diretor de economia do S&P Global, Andrew Harker.