PMI oficial chinês da indústria cai para 49 pontos em julho

701

A Federação Chinesa de Logística e Compras (CFLP, da sigla em inglês), divulgou o seu PMI (Purchasing Managers Index, ou índice de gerentes de compras) de julho, que ficou em 49 pontos. Em junho, o índice havia registrado 50,2 pontos.

Este é considerado o PMI oficial, que é divulgado antes do PMI da Caixin, em parceria com o S&P Global. Os dados são de alta relevância para os mercados financeiros em várias classes de ativos, dada a influência da China na economia global.

Indices abaixo de 50 indicam retração na produção, e se eles ficarem acima deste valor, mostra que a economia está em expansão.

“De acordo com o comunicado de imprensa oficial, as indústrias em contração incluem têxteis, petróleo, processamento de carvão, fundição de metais ferrosos e processamento de laminação. Os metais ferrosos são populares na construção civil. Mas nem todas as indústrias estavam em contração. As indústrias relacionadas à infraestrutura estavam em expansão, incluindo equipamentos de transporte ferroviário, naval e aéreo. Automóveis, que é apoiado por subsídios ao consumo de veículos elétricos (VEs), também estava em expansão”, diz Iris Pang, economista chefe da China da ING. Já o PMI não-industrial foi de 53,8 pontos em julho, de 54,7 pontos em junho.