A Federação Chinesa de Logística e Compras (CFLP, da sigla em inglês), divulgou o seu PMI (Purchasing Managers Index, ou índice de gerentes de compras) de agosto, que ficou em 49,4 pontos. Em julho, o índice havia registrado 49 pontos. Já o PMI não-industrial cai para 52,6 pontos em agosto, de 53,8 pontos em julho.
Este é considerado o PMI oficial, que é divulgado antes do PMI da Caixin, em parceria com o S&P Global. Os dados são de alta relevância para os mercados financeiros em várias classes de ativos, dada a influência da China na economia global.
Indices abaixo de 50 indicam retração na produção, e se eles ficarem acima deste valor, mostra que a economia está em expansão.
“A ameaça de bloqueios prejudiciais por conta da Covid está crescendo. E mesmo que sejam evitados, esperamos que o crescimento permaneça moderado daqui para frente. Os problemas na construção de imóveis provavelmente persistirão e a força atual das exportações não será sustentada à medida que a economia global esfriar”, diz Julian Evans-Pritchard, economista sênior da China da Capital Economics.