PMIs industrial e de serviços da China sobem em fevereiro

650

Os índices dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) dos setores industrial e de serviços subiram em fevereiro. O índice medido pelo S&P Global e o grupo de mídia Caixin do setor industrial subiu para 51,6 pontos neste mês.

Leituras acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores apontam contração. Em janeiro, o índice havia registrado 49,2 pontos. Segundo o S&P Global, os últimos dados do PMI indicaram que o setor industrial da China voltou ao crescimento em fevereiro em meio à recente reversão das restrições pandêmicas. empresas, que sinalizou retomadas sólidas e renovadas tanto na produção quanto nos novos pedidos, operações e demanda do cliente.

“O emprego no setor aumentou. Melhores oferta e demanda do mercado, bem como um aumento nas encomendas, impulsionaram significativamente o emprego, aumentando o subíndice acima de 50 pela primeira vez em 11 meses. Mas o crescente número de trabalhadores não conseguiu dar resposta a todas as novas encomendas, tendo a medida de acúmulos de trabalho subindo dentro do território expansionista”, diz Dr. Wang Zhe, economista sênior do Caixin.

Já o PMI medido pela Federação Chinesa de Logística e Compras (CFLP, da sigla em inglês) do setor industrial em fevereiro, que ficou em 52,6 pontos. Em janeiro, o índice havia registrado 50,1 pontos. O número veio acima da previsão do mercado, que era de 50,5 pontos.

Este é considerado o PMI oficial, que geralmente é divulgado antes do PMI da Caixin, em parceria com o S&P Global. Os dados são de alta relevância para os mercados financeiros em várias classes de ativos, dada a influência da China na economia global.

“No geral, de janeiro a fevereiro, o PMI industrial operou acima de 50% por dois meses consecutivos, e o índice continuou a subir significativamente mês a mês, e todos os subíndices melhoraram de forma geral, indicando que a indústria manufatureira atingiu um ponto de inflexão e a economia experimentou um longo período de crescimento, após um período de recuperação suave, começou a entrar em uma trilha de recuperação rápida”, afirma a nota da CFLP.

O PMI do setor de serviços da CFLP ficou em 56,3 pontos. Em janeiro, o índice havia registrado 54,4 pontos. O índice veio acima do que o mercado previa, de 49,7 pontos.

“A vitalidade das entidades de mercado melhorou em geral e a confiança dos negócios aumentou significativamente. Em fevereiro, como o impacto da pandemia basicamente diminuiu e o ambiente de mercado continuou a melhorar, e a política de alívio para pequenas e médias empresas continuou a ser implementada, a operação de pequenas e médias empresas melhorou significativamente e o desempenho operacional taxa de empresas aumentou”, afirma a nota da CFLP.