Pompeo diz que governo norte-americano considera banir aplicativo TikTok

761

São Paulo – O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, afirmou que o governo norte-americano está considerando banir mídias sociais de origem chinesa como o popular aplicativo de vídeos curtos TikTok devido a preocupações com a segurança de informações privadas dos usuários.

“Com relação aos aplicativos chineses presentes nos telefones celulares das pessoas, posso garantir que os Estados Unidos também irão analisar e fazer a coisa certa”, disse ele em entrevista à rede de televisão “Fox News”.” Não quero sair na frente do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas é algo que estamos vendo.”

Segundo Pompeo, as pessoas que fizerem download do TikTok em seu celular só devem fazer isso “se querem que suas informações privadas caiam na mão do Partido Comunista Chinês”.

O aplicativo popular já foi baixaod mais de 315 milhões de vezes e vem sendo alvo de críticas por políticos norte-americanos. Para eles, o app ser de origem chinesa obrigaria a empresa a oferecer informações ao governo do país.

O TikTok pouco depois afirmou que “o TikTok é liderado por um Ceo norte-americano, com centenas de funcionários e principais líderes em segurança, proteção, produtos e políticas públicas aqui nos Estados Unidos” e que “não temos maior prioridade do que promover uma experiência de aplicativo segura e protegida para nossos usuários. Nunca fornecemos dados de usuários ao governo chinês, nem o faríamos se solicitado.”