Portugal libera entrada de brasileiros em viagens não essenciais ao país

674

São Paulo – Portugal liberou a entrada de brasileiros e norte-americanos em viagens não essenciais ao país, liberando os cidadãos de Brasil e Estados Unidos de fazer quarentena, mas obrigando a apresentação de um teste de covid-19 negativo.
Não há menção sobre a obrigatoriedade da vacina contra o novo coronavírus, mas o governo brasileiro e o governo português estão trabalhando em um acordo para o reconhecimento de imunizantes.
Portugal considera três critérios para saber se um viajante não está contaminado: vacinação completa, recuperação da covid-19 com prazo de seis meses e teste negativo recente. Vale lembrar, no entanto, que o governo português só aceita imunizantes aprovados pela Agência Europeia de Medicamentos, entre elas, Pfizer, Janssen e AstraZeneca – exceto a versão Covishield, fabricada na Índia.
A decisão foi publicada no Diário da República e entra em vigor hoje com validade até 16 de setembro. A norma indica que a liberação pode ser revisada a qualquer momento, levando-se em consideração a situação epidemiológica do país.