São Paulo – O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, disse nesta sexta-feira (23) que a economia dos Estados Unidos pode estar entrando em um “novo normal” após a interrupção causada pela pandemia do coronavírus.
“Continuamos enfrentando um conjunto altamente incomum de distúrbios”, disse Powell durante o evento Fed Listens, em Washington.
O ‘novo normal’ que Powell caracteriza define atualmente o estado que se encontra a economia norte-americana, com baixo crescimento do Produto Interno Bruno (PIB) e a maior inflação dos últimos 40 anos.
Em sua breve apresentação inicial, Powell não discutiu as perspectivas para as taxas de juros ou ofereceu mais detalhes sobre as perspectivas econômicas para a economia dos Estados Unidos.
Os membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) elevaram a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual (pp) pela terceira vez consecutiva, no ritmo mais agressivo de aperto monetário visto desde que o Fed enfrentou a inflação na década de 1980.