São Paulo – O índice de preços ao produtor da China subiu 8,8% em junho em relação ao mesmo período do ano anterior, desacelerando após a alta no maior nível em 13 anos, de 9,0% de maio, segundo informações do departamento de estatísticas do país.
O dado veio em linha com a previsão dos analistas. Na comparação com o mês imediatamente anterior, o índice de preços ao produtor da China avançou 0,3% em maio, após a alta de 1,6% em maio.
“A inflação nos preços de fábrica na China diminuiu em junho, depois que o governo reprimiu os preços descontrolados das commodities, mas a taxa anual permaneceu em níveis muito elevados, destacando as tensões crescentes na economia, enquanto Pequim tenta estimular a recuperação após o novo coronavírus”, disse o analista do IG, Sergio Ávila.
Já o índice de preços ao consumidor da China subiu 1,1% em junho na comparação com igual período de 2020, após a alta de 1,3% registrada em maio, segundo dados do departamento de estatísticas do país. Analistas esperavam alta de 1,2%.
Na comparação com o mês anterior, o índice de preços ao consumidor da China caiu 0,4% em junho, após a baixa de 0,2% em maio.
O preço dos alimentos, que representa quase um terço do índice, caiu 1,7% em maio em base anual, após a alta de 0,3% em maio. Os itens não alimentícios subiram 1,7% no ano, após a alta de 1,6% no mês anterior.