Preços subiram de forma moderada, aponta Livro Bege, do Fed

920

São Paulo – Os preços num geral cresceram moderadamente na economia norte-americana, com o mercado de trabalho dando sinais de desaceleração e a atividade teve poucas alterações, de acordo com o Livro Bege, relatório do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) sobre as condições econômicas das 12 principais regiões do país.

“Os contatos notaram quedas modestas a acentuadas nos preços dos insumos não trabalhistas e custos de frete significativamente mais baixos nas últimas semanas. No entanto, os preços no produtor dos produtos acabados aumentaram modestamente neste período, embora a um ritmo ligeiramente mais lento”, explica o relatório.

Além disso, o relatório indica que “as pressões sobre os preços de venda diminuíram em geral nos setores de manufatura e serviços”, embora o valor da venda final ao consumidor tenha registrado um novo aumento “devido a uma demanda ainda alta, bem como maiores custos de estoque e mão de obra”.

De acordo com o relatório, a atividade econômica geral foi pouco alterada nas últimas semanas. As autoridades do Fed incluem informações coletadas até 10 de abril, e é o primeiro desde a crise bancária.

“Os volumes de empréstimos e a demanda por empréstimos diminuíram entre os tipos de empréstimos para consumidores e empresas” e “vários distritos observaram que os bancos apertaram os padrões de empréstimos em meio ao aumento da incerteza e preocupações com a liquidez”.

As expectativas para o crescimento futuro também permaneceram praticamente inalteradas, embora dois distritos tenham visto as perspectivas se deteriorarem, segundo o relatório.

EMPREGO

O documento também mostra que o crescimento do emprego moderou um pouco neste período, já que vários distritos relataram um ritmo mais lento de crescimento do que nos relatórios recentes do Livro Bege.

“Um pequeno número de empresas relatou demissões em massa, e essas foram centradas em um subconjunto das maiores empresas. Algumas outras empresas optaram por permitir que o desgaste natural ocorresse e contratar apenas para funções criticamente importantes”, explica o documento.