Prejuízo líquido da Hapvida recua 65,5% no 3° trimestre

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São Paulo, SP – A Hapvida registrou prejuízo líquido de R$ 71,3 milhões no terceiro trimestre de 2024 (3T24), queda de 65,5% na comparação com o prejuízo de R$ 206,7
milhões registrado no mesmo período do ano passado. O lucro líquido ajustado da Hapvida totalizou R$ 324,5 milhões no 3T24, um aumento de R$ 63,5 milhões na comparação com o 3T23 e uma redução de R$ 165,8 milhões com relação ao 2T24. No acumulado do ano, o resultado foi 156,3% superior ao 9M23.

No 3T24, a Receita Líquida totalizou R$ 7.337,8milhões, 6,6% acima do mesmo período do ano anterior, beneficiada principalmente pelo crescimento das linhas de negócios de Planos de Saúde e Odontológicos, resultado dos reajustes de preços necessários para o equilíbrio financeiro dos contratos e da recomposição do ticket médio. Essa estratégia mais do que compensou a leve retração no número de beneficiários na comparação anual, a redução de Receita de Serviços Médico-hospitalares e a descontinuação de outras linhas de negócio em Outras Atividades.

A receita de Planos de Saúde totalizou R$7.189,5 milhões no 3T24, um crescimento de 7,9% em relação ao 3T23, resultado do aumento do ticket médio mensal, que passou de R$251,8 no 3T23 para R$276,0 no 3T24.

O Ebitda Ajustado do 3T24 foi de R$762,6 milhões (10,4% ROL), um crescimento de 2,8% e um decréscimo de 20,4%frente ao 3T23 e 2T24, respectivamente.

A companhia apresentou no trimestre crescimento líquido de 8 mil beneficiários de saúde após longo período de otimização de sua carteira de clientes.

O segmento HMO (que privilegia a Rede Própria de atendimento) apresentou adições líquidas, principalmente no Norte, Nordeste e no estado de São Paulo, superando as perdas líquidas ocorridas no Sul, Minas Gerais e nas linhas de produto PPO (que possuem rede credenciada mais ampla).

Dentre os principais aspectos que impactaram o trimestre, destacam-se: Adição de 465,4 mil beneficiários, fruto do dinamismo das vendas brutas (259,4k Corporativo, 81,1k PME e 124,9k Individual/Adesão); Perda de 445,5 mil beneficiários, impacto dos reajustes necessários para o equilíbrio econômico dos contratos e dos processos de otimização, verticalização e integração (217,7k Corporativo, 105,8k PME e 122,0k Individual/Adesão); e Perda líquida de 12,0 mil vidas pelo turnover negativo (demissões e admissões líquidas em contratos corporativos existentes). Ao final do 3T24, a Companhia possuía 386,9 mil beneficiários nas linhas de produto PPO, uma redução líquida de 14,1 mil em relação ao 2T24, fruto de uma estratégia de racionalização dessa carteira.

No 3T24 a Sinistralidade Caixa atingiu 70,4%, uma melhora significativa de 1,5p.p. em comparação com o 3T23 e uma redução de 0,1p.p. frente ao 2T24. A Sinistralidade Caixa do 3T24 reflete os níveis de utilização inerentes do segmento para terceiros trimestres, agravados pelos longos períodos de seca e variações bruscas de temperaturas deste ano, bem como pelos reflexos indiretos do adiamento de agendas eletivas do 2T24 por conta do aumento expressivo de casos de dengue em algumas regiões naquele período. No entanto, a Companhia foi capaz de superar a sazonalidade histórica para o trimestre, assim como os eventos extemporâneos, através das diversas estratégias bem-sucedidas de recuperação de margens desenvolvidas desde o início de 2023.

A Sinistralidade Caixa, que passou de 72,7% no 9M23 para 69,6% no 9M24, uma redução de 3,1p.p., foi impactada favoravelmente pelas iniciativas de revisão de preços, aumento da venda de produtos mais verticalizados, aumento da verticalização, padronização de protocolos, otimização da rede de prestadores e pelas medidas de controle e gestão de custos.

“Ao mesmo tempo em que apresenta melhor desempenho comercial, a Companhia se manteve disciplinada em sua estratégia de recuperação de margens para níveis cada vez mais saudáveis. A estratégia de subscrição resiliente e gestão responsável dos custos possibilitaram que a Sinistralidade Caixa da Companhia apresentasse uma importante redução de 3,1p.p. versus o 9M23. Ao longo do trimestre, a Companhia permaneceu com uma geração de caixa saudável, permitindo a continuidade do processo gradual de desalavancagem e ampliando os investimentos na qualificação e expansão de sua Rede Própria”, comentou a empresa, no sumário do resultado.