São Paulo – A presidente da Comissão Europeia (CE), Ursula Von der Leyen, anunciou hoje um novo pacote de assistência para a Ucrânia, com empréstimos e concessões no montante de U$$ 1,36 bilhão, a fim de auxiliar o país do leste europeu no curto e médio prazo em meio às tensões com a Rússia.
“A Comissão Europeia propõe uma nova assistência financeira emergencial de $1,2 bilhão de euros. Este pacote ajudará a Ucrânia a resolver suas necessidades financeiras devido ao conflito [com a Rússia]”, disse von der Leyen. “Contamos com o conselho do Parlamento Europeu para aprovar a medida o mais rápido possível”, completou ela.
Bruxelas também dobrará os subsídios que dá à Ucrânia este ano, fornecendo um adicional de $120 milhões de euros à Kiev. Ursula von der Leyen ainda disse que os parlamentares da União Europeia começarão em breve a trabalhar em um segundo pacote de empréstimos, ainda maior, para ajudar a Ucrânia a atender às suas necessidades futuras de financiamento.
“A Ucrânia é um país livre e soberano. Ele faz suas próprias escolhas e a União Europeia está ao lado da Ucrânia”, disse a presidente da CE.
Um comunicado divulgado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) hoje informou que os países aliados estão de prontidão e vão enviar mais navios e caças para a região.
Mais cedo, o Reino Unido informou ter começado a retirada de parte de seus funcionários da embaixada na Ucrânia, alegando que há uma ameaça crescente da Rússia. A mesma medida já havia sido adotada pelos Estados Unidos.