Presidente do Peru, Pedro Castillo, anuncia governo de emergência e dissolução do Congresso

1475

O presidente do Peru, Pedro Castillo, anunciou recentemente a dissolução temporária do Congresso e o estabelecimento de um governo de emergência, para o restabelecimento da ordem democrática e o equilíbrio de poderes, indicou em mensagem à população.

Em suma, Castillo anunciou que um governo de emergência excepcional será instalado e eleições para um novo Congresso serão convocadas em breve para redigir uma nova Constituição em um período não superior a nove meses. Até lá, será regida por decretos-lei.

Na sua mensagem à nação, ordenou ainda a reorganização da Magistratura, do Ministério Público e do Tribunal Constitucional e estabeleceu o toque de recolher das 22h00 às 4h a partir de hoje.

“Estamos em uma campanha para atacar o presidente do Congresso há mais de 16 meses. A única pauta do Congresso desde o momento em que tomei posse é a vaga cara a cara, o impeachment ou minha renúncia a qualquer preço. Congresso sem provas acusa o presidente de crimes”, disse Castillo em seu anúncio esta tarde.

O Chefe de Estado afirmou que, apesar dos repetidos pedidos de diálogo para construir uma agenda comum, o Congresso não respondeu. “O Executivo enviou mais de 70 projetos de lei para atender a população que não foi atendida.”

Castillo acumula pelo menos cinco denúncias de corrupção, supostamente liderando uma organização criminosa dentro de seu governo, tráfico de influência e conclusão e lucro de contratos públicos.

Texto: Julieta Marino / Agência CMA Safras
Tradução: Vanessa Zampronho / Agência CMA