São Paulo – A Previ decidiu retirar o pedido de adoção da sistemática do voto múltiplo para a eleição dos membros do Conselho de Administração da BRF, apresentado no último dia 24 de março. A decisão foi comunicada à BRF em nota conjunta assinada por Previ e Marfrig.
A decisão foi divulgada ontem (27) após consenso entre Mafrig e a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil, a Previ, pela indicação de Aldo Luiz Mendes para a chapa que irá compor o Conselho de Administração da BRF. Mendes é doutor em Economia pela Universidade de São Paulo, ex-vice presidente de Finanças do Banco do Brasil e ex-diretor do Banco Central.
O nome de Mendes é uma indicação da Previ, e atende aos requisitos necessários para integrar o referido Conselho. A Previ detém 66.346.438 ações ordinárias da BRF, o que representa 6,13% do capital votante da companhia.
DESISTÊNCIA
No mesmo dia, a BRF anunciou que recebeu correspondência enviada por Oscar de Paula Bernardes Neto informando sua desistência à indicação para eleição ao Conselho de Administração da Companhia, e solicitando a retirada de seu nome da chapa a ser deliberada pela Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária convocada para esta hoje (28).
Ana Paula Teixeira de Sousa e Cristina Ferreira de Brito também desistiram de suas candidaturas aos cargos de membro titular e suplente do Conselho Fiscal da Companhia, respectivamente.
NOVA CHAPA
A Marfrig apresentou nova chapa para o Conselho de Administração, composta por Marcos Antonio Molina dos Santos, Sergio Agapito Rial, Marcia Aparecida Pascoal Marçal dos Santos, Augusto Marques da Cruz Filho, Debora Stern Vieitas, Flavia Maria Bittencourt, Pedro de Camargo Neto, Altamir Batista Mateus da Silva, Eduardo Augusto Rocha Pocetti e Aldo Luiz Mendes.
O comunicado da BRF afirma que a chapa “contará com o voto favorável dos acionistas Marfrig e Previ”.
Na manhã de hoje (28), a BRF divulgou uma nota complementar informando que recebeu da Mafrig uma solicitação para que Marco Antônio Peixoto Simões Velozo (membro titular) e Luiz Fernando Prudêncio Velasco (membro suplente) sejam “submetidos à deliberação da Assembleia Geral Ordinária no âmbito da eleição para os membros do Conselho Fiscal da Companhia”.