São Paulo, SP – A Cyrela divulgou ontem (8) a prévia operacional do primeiro trimestre de 2024, com vendas líquidas contratadas no valor de R$ 2,147 bilhões, 39% acima do valor registrado no mesmo período de 2023 (R$ 1,54 bilhão) e 17% inferior ao último trimestre de 2023 (R$ 2,59 bilhões).
A participação da companhia nas vendas contratadas foi de 79%, superior aos 75% do mesmo trimestre do ano anterior e acima do último trimestre de 2023 (72%). Em relação às demonstrações contábeis, 84% das vendas líquidas do trimestre serão reconhecidas via consolidação e 16% via método de equivalência patrimonial.
Das vendas líquidas realizadas no trimestre, R$ 177 milhões se refere à venda de estoque pronto (8%), R$ 1,069 bilhão à venda de estoque em construção (50%) e R$ 900 milhões à venda de lançamentos (42%). Dessa forma, a Cyrela atingiu uma velocidade de vendas (VSO) de lançamentos de 53% no trimestre. Ao se excluir as permutas e tomando como base apenas o %CBR, o volume vendido atingiu R$ 1,577 bilhão, alta de 43% na comparação com o primeiro trimestre de 2023 (R$ 1,100 bilhão) e queda de 14% em relação ao último trimestre de 2023 (R$ 1,825 bilhão).
Os dados operacionais resultaram em um indicador de Vendas sobre Oferta (VSO) de 12 meses de 50,5%, ficando acima do VSO 12 meses apresentado no mesmo trimestre do ano
anterior (49,0%) e sendo superior ao VSO apresentado no 4T23 (47,2%). Observando a velocidade de vendas por safra de lançamentos, a safra lançada no primeiro trimestre de 2023 foi 53% vendida.
A companhia lançou 9 empreendimentos no trimestre totalizando um volume de R$ 1,700 bilhão, 26% superior ao realizado no primeiro trimestre de 2023 (R$ 1,345 bilhão) e 38% abaixo do quarto trimestre de 2023 (R$ 2,744 bilhão). As permutas nos lançamentos foram R$ 163 milhões vs. R$ 86 milhões no mesmo período de 2023 e R$ 75 milhões no último trimestre de 2023. A participação da companhia nos lançamentos do trimestre atingiu 78%, acima do 1T23 (69%) e superior ao 4T23 (64%). Do VGV lançado no trimestre, 73% serão reconhecidos via consolidação e 27% via método de equivalência patrimonial.
Ao se excluir as permutas, e tomando como base apenas o %CBR, o volume lançado foi de R$ 1.195 milhões, 37% superior ao mesmo período do ano anterior (R$ 875 milhões no 1T23) e 30% abaixo do 4T23 (R$ 1,716 bilhão).