Previsão de inflação para 2024 sobe para 4,3%; para 2025 avança para 3,7% – RTI/BC

162

São Paulo, 26 de setembro de 2024 – O Banco Central (BC) elevou a previsão para a inflação em 2024 de 4% para 4,3%, segundo dados divulgados na edição de setembro do Relatório Trimestral de Inflação (RTI). A estimativa está 1,3 pp acima do centro da meta prevista para este ano, de 3,00%.

 

A previsão para a inflação no ano que vem teve projeção elevada de 3,4% para 3,7%, ficando 0,7 pp acima do centro da meta (3%). A projeção de inflação para 2026 passou de 3,2% para 3,3%, ficando 0,3 ponto acima do centro da meta estipulada.

 

Segundo o relatório, no atual horizonte relevante de política monetária, correspondendo ao primeiro trimestre de 2026, a inflação projetada é de 3,5%. “As projeções de inflação representam a visão do Comitê de Política Monetária (Copom) e são condicionais em um conjunto de variáveis, como as trajetórias da taxa Selic oriunda da pesquisa Focus e da taxa de câmbio baseada na teoria da Paridade do Poder de Compra (PPC)”, explica.

 

Na comparação com o Relatório anterior, as projeções de inflação subiram em todo o horizonte apresentado, aumentando assim o distanciamento em relação à meta. A projeção para o primeiro trimestre de 2026 aumentou 0,2 p.p. em relação ao Relatório anterior.

 

“O aumento da projeção de inflação no horizonte relevante resultou principalmente da atividade econômica mais forte que o esperado, que levou a uma elevação no hiato do produto estimado, da depreciação cambial e do aumento das expectativas de inflação. Esses fatores mais do que compensaram os efeitos da queda do preço do petróleo e da subida da taxa de juros real”, completa o relatório.

 

Dylan Della Pasqua / Safras News

 

Copyright 2024 – Grupo CMA