Por Carolina Gama
São Paulo – O processo do impeachment do presidente norte-americano, Donald Trump, pode começar na próxima terça-feira, disse o líder da maioria no Senado, o republicano Mitch McConnell.
McConnell anunciou o cronograma provisório poucas horas depois que a presidente da Câmara dos Deputados, a democrata Nancy Pelosi, revelou que enviará os artigos de impeachment contra Trump ao Senado amanhã.
Se isso acontecer, McConnell disse que o Senado poderá avançar com o processo esta semana com a presença do chefe de Justiça dos Estados Unidos, John Roberts, juntamente com “algum outro tipo de medida interna”.
“Esperamos conseguir isso por consentimento, o que nos prepararia para iniciar o processo real na próxima terça-feira”, disse McConnell.
McConnell também reafirmou que não havia desejo no Senado de votar para retirar as acusações de impeachment contra o presidente sem ouvir os argumentos contra ele.
Pelosi decidiu entregar os dois artigos contra Trump – abuso de poder e obstrução do Congresso – ao Senado depois de retê-los por semanas em uma tentativa de obter garantias sobre como o Senado liderado pelos republicanos conduzirá o julgamento.