Produção da Opep sobe em outubro puxada por Arábia Saudita

880

Por Cristiana Euclydes

São Paulo – A produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) subiu em 943 mil barris por dia (bpd) em outubro na comparação com setembro, para 29,65 milhões de bpd, devido aos ganhos fortes na Arábia Saudita.

A produção de petróleo da Arábia Saudita avançou em 1,094 milhão de bpd em outubro, totalizando 9,890 milhões de bpd, segundo fontes secundárias, refletindo a recuperação do fornecimento da commodity no país após os ataques a suas instalações petrolíferas.

Em setembro, a instalação de Abqaiq e o campo de petróleo de Khurais foram atacados por mísseis, o que reduziu a produção da empresa em cerca de 5,7 milhões de barris por dia (bpd). O governo saudita atribuiu os ataques ao Irã, e disse trata-se de atentados terroristas.

A oferta também cresceu em outubro em base mensal na Venezuela e nos Emirados Árabes Unidos, enquanto declinou no Equador, Angola, Irã e Nigéria.

A produção mundial total de petróleo subiu em 1,67 milhão de bpd em outubro em relação ao mês anterior, para 99,34 milhões de bpd.