São Paulo, 16 de julho de 2024 – A produção de minério de ferro da Vale subiu 2,4% no terceiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano anterior, suportado pela performance robusta do S11D e Vargem Grande, para 80,598 milhões de toneladas. “O desempenho deste trimestre reforça a nossa confiança em atingir o limite superior de guidance de produção para 2024”, segundo relatório da mineradora.
Em pelotas, a produção registrou queda de 2,4% no período, para 8,895 milhões de toneladas, devido à menor disponibilidade de pellet feed em Vargem Grande e a manutenção na planta de São Luís.
A produção de níquel acabado alcançou 27,9 mil toneladas no trimestre, 24,4% inferior que o visto no mesmo período do ano passado, refletindo principalmente a estratégia de manutenção programada nas plantas de processamento de níquel.
No trimestre, a produção de cobre atingiu 78,6 mil toneladas, queda de 0,3% na comparação anual, uma vez que o melhor desempenho de Salobo 1&2 e Sossego foi compensado pela manutenção bianual em Sudbury, segundo a companhia.
VENDAS
As vendas de minério de ferro da Vale subiram 7,3% no segundo trimestre do ano, na comparação anual, totalizando 79,792 milhões de toneladas. “O desempenho robusto das vendas no trimestre foi suportado por fortes embarques, bem como a venda de estoques de períodos anteriores. A participação de vendas de produtos alta sílica no mix continuaram a aumentar em linha com a nossa estratégia tática de criação de valor, considerando as condições de mercado”, segundo consta no relatório da companhia.
No trimestre, as vendas em pelotas somaram 8,864 milhões de toneladas, na comparação anual, alta de 0,6% no período. As vendas de níquel, por sua vez, caíram 14,9% no período e registraram 34,3 mil toneladas.”A queda em relação ao ano anterior está em linha com os níveis mais baixos de produção. No trimestre, as vendas de níquel foram 6,4 kt superiores à produção, como resultado das vendas de estoques acumulados no 1T, conforme planejado”, informou a mineradora.