A produção industrial da China caiu 2,7% em abril na comparação com igual período do ano anterior, após a alta de 5% registrada em março, segundo dados divulgados pelo departamento de estatísticas do país, o National Bureau of Statistics.
O valor agregado da mineração aumentou 9,5% em relação ao ano anterior. Já o de manufatura caiu 4,6%; a produção e distribuição de energia, energia térmica, gás e água cresceu 1,5%.
O valor agregado da indústria de carvão cresceu 10,5%. Os produtos que se destacaram neste período foram os automóveis de energia renovável, robôs industriais e células solares, que cresceram 112,7%.
O departamento de estatísticas também divulgou as vendas no varejo em abril, que caíram 11,1% na comparação com igual período do ano anterior, e caiu 0,69% comparado com março.
O mercado previa queda de 6%. Os produtos que se destacaram nas vendas no varejo foram a de mercadorias em geral, que subiram 0,4%, e de alimentação, que subiram 5,1%
As vendas de bebidas, grãos e óleos subiram 10,4%, medicamentos tradicionais orientais, 9,5%, e os medicamentos ocidentais, 8,8%.