São Paulo, 12 de setembro de 2024 – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse hoje, em entrevista ao programa “Bom Dia, Ministro” que o Ministério já entregou ao presidente Lula propostas para que a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) chegue a R$ 5 mil o final do seu mandato. “A alteração no IR agora é da alçada do presidente. Mas é importante lembrar que já fizemos duas elevações na tabela de isenção, com o valor se aproximando dos R$ 3 mil”, completou.
Haddad não quis antecipar quais seriam as propostas encaminhadas a Lula. “Decisão sobre o IR deverá acontecer em um futuro próximo. As propostas são consistentes e promissoras”, acrescentou.
Questionado sobre a taxação de grandes fortunas, o ministro lembrou que algumas tentativas neste sentido nem sempre atingiram os seus objetivos. “Nem todo super rico está disposto a pagar mais imposto”, citou. Haddad disse que o Brasil levou a questão para o âmbito do G20, com o objetivo de que o tributo seja cobrado internacionalmente, evitando subterfúgios domésticos.
O ministro citou o caso das Big Techs, que atuam no mundo inteiro e nem sempre pagam os impostos devidos. Haddad disse ainda que os membros do G20 já assinaram um comunicado neste sentido e que espera que a proposta seja aprovada na grande cúpula do grupo. “Vejo dificuldade em propostas isoladas para a taxação de grandes fortunas”.
Dylan Della Pasqua / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA