Putin defende redução da produção de petróleo para sustentar preços

890

São Paulo – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, defendeu nesta quarta-feira a redução voluntária da produção de petróleo de seu país para apoiar seu preço nos mercados mundiais.

“Estamos reduzindo as extrações, mas mesmo assim um nível adequado é mantido”, disse o chefe do Kremlin em uma reunião televisionada com membros do governo.

O presidente contradiz algumas das garantias de outros líderes do grupo de produtores da Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep) e aliados, conhecidos como Opep+, de que não está buscando administrar o mercado global dessa maneira.

O mandatário alertou, porém, que os preços do petróleo nos mercados mundiais estão sujeitos a oscilações.

“Mas todas as nossas ações, incluindo a redução voluntária das extrações, devem-se precisamente à necessidade de apoiar uma determinada situação de preços nos mercados mundiais através do diálogo e do contacto com os nossos parceiros da OPEP+”, explicou Putin.

Em março deste ano, a Rússia anunciou que, voluntariamente, reduziria as extrações de petróleo em 500 mil barris por dia (bpd) em relação ao nível de fevereiro, medida que foi prorrogada até julho e, posteriormente, junto com outros parceiros da aliança Opep+, até o final do ano.