O presidente do Fed Chicago, Austan Goolsbee, em uma entrevista ao jornal Financial Times, disse que é inegável que a desaceleração da inflação nos Estados Unidos é uma tendência e não um pico momentâneo, mesmo com uma série recente de dados econômicos mostrarem pressão persistente sobre alguns preços.
Há muito que se diz que a inflação apresenta uma tendência descendente em comparação com o que tem sido e é isso que queremos, disse Goolsbee. “É uma tendência. Não foi um pontinho de um mês… temos que ter esperança e ficar atentos para garantir que isso continue”, disse ele.
Para o presidente do Fed Chicago, o progresso de queda da inflação não está paralisado no sentido de levá-la de volta à meta de 2% do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e alertou contra vincular as próximas decisões de política monetária a um conjunto restrito de dados, disse o jornal.
Ele reconheceu que uma reversão na inflação dos aluguéis e de outras habitações após meses de flexibilização foi uma “surpresa negativa” que merece um “elemento adequado de cautela”.