Por Gustavo Nicoletta e Wilian Miron
São Paulo – Os investidores devem ficar atentos às movimentações no Congresso, que deve votar hoje sobre os vetos do presidente Jair Bolsonaro ao projeto de lei contra o abuso de autoridade. Os dispositivos do texto foram amplamente criticados por procuradores e representantes de policiais, e a derrubada dos vetos feitos pelo presidente seria uma derrota política relevante.
Paralelamente, no Senado, também há expectativa de que sejam votadas hoje as emendas de plenário à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, da reforma da Previdência. Se o texto for aprovado na comissão, só será apreciado em plenário amanhã, por causa da sessão do Congresso convocada para hoje.
Os investidores também devem ficar atentos a discursos de chefes de Estado na Assembleia Geral das Nações Unidas. O presidente Jair Bolsonaro será o primeiro a falar, por volta das 10h (de Brasília), seguido do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Outro destaque de hoje é a ata do Comitê de Política Monetária (Copom), que reforçou a perspectiva de inflação abaixo da meta em 2020 e enfatizou a necessidade de avanço das reformas para que os juros continuem a cair – sem novidades em relação ao comunicado divulgado na semana passada.
No lado dos indicadores, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a prévia da inflação de setembro ficou dentro do esperado, em 3,22% no acumulado em 12 meses, reforçando a perspectiva de que os juros devem diminuir novamente nos próximos meses.
Em âmbito corporativo, a Petrobras interrompeu no domingo à noite a produção da plataforma P-50, localizada na Bacia de Campos, no campo de Albacora Leste, por causa do rompimento de amarra do sistema de ancoragem. Por dia, a unidade produz 20 mil barris de petróleo, em média.
A Eletronorte está negociando com a Alupar, sua sócia majoritária na Transnorte, para viabilizar a conclusão da linha de transmissão Manaus-Boa Vista, segundo a Eletrobras. Ontem, reportagem do jornal “Valor Econômico”
afirmou que a Transnorte ingressou judicialmente com pedido de rescisão do contrato que prevê a construção da linha.
Uma fiscalização da Operação Ouro Negro ocorrida na última quinta-feira, 19, paralisou as operações da plataforma FPSO Cidade de Santos, operada pela Modec, a serviço da Petrobras. A FPSO Cidade de Santos produz 8,5 mil barris de petróleo por dia nos campos de Uruguá e Tambaú, na Bacia de Santos.
O Banco do Brasil (BB) e o banco suíço UBS A. G. assinaram contrato para criar uma joint venture em um banco de investimentos. A parceria visa a combinação da BB Investimentos com a divisão brasileira do UBS, para atuação e na Argentina, Chile e Paraguai, além do Brasil.