RADAR: Atenção às decisões do Banco Central Europeu e da Inglaterra

496

São Paulo – O destaque do dia vem da Europa com as decisões de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) e Banco da Inglaterra. Depois do anúncio de ontem de uma inflação recorde na zona do euro, contrariando todas as expectativas do mercado.
Com quatro pregões consecutivos no azul nos EUA, os investidores aproveitam o momento para embolsar seus ganhos. Além disso, a queda das ações de empresas como a Meta e Spotify, cujos balanços e projeções decepcionaram os analistas, também deixam os negócios de renda variável no negativo.
Nos primeiros negócios do dia, predomina a queda entre os futuros de índices dos Estados Unidos e as bolsas europeias. China e Hong Kong continuam sem operar devido às festividades do Ano Novo Lunar.
O emprego nas empresas norte-americanas teve a maior queda em janeiro desde os primeiros dias da pandemia. Isso pode fazer com que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) diminua as medidas para combater a inflação,
A tensão entre EUA e Rússia continua, após o envio de soldados norte-americanos ao Leste Europeu. O impasse pressiona os preços do gás na Europa
Por aqui, o Comitê de Política Monetária (Copom) confirmou a esperada alta de 1,5 ponto percentual na Selic, que agora chega para 10,75%, a maior desde maio de 2017, mas sinalizou uma redução no ritmo do aperto monetário. Também foi divulgado os números da produção industrial brasileira, que saltou 2,9% entre novembro e dezembro, muito acima das expectativas.
No âmbito corporativo, o conselho da administração da Braskem aprovou ontem (2/2) a convocação de assembleia especial de acionistas preferenciais (PN) B em 25 de fevereiro para deliberar sobre a conversão da totalidade das ações PN classe B em classe A, na razão de duas para uma, no contexto dos estudos e preparativos para a sua possível migração para o segmento de listagem do Novo Mercado da B3 e com o objetivo de simplificação de sua estrutura de capital e equalização dos direitos entre os acionistas preferencialistas.
A BRF informou que a agência de classificação de riscos S&P Global Ratings elevou sua nota de crédito global de “BB-” para “BB”, com perspectiva estável. A companhia destaca que a elevação dos ratings ocorre após a divulgação dos resultados de sua oferta global de ações, no Brasil e no exterior.
A Cielo divulgou ontem seu balanço e apontou lucro líquido de R$ 337 milhões no quarto trimestre de 2021, alta de 13% na comparação anual. Na comparação com trimestre anterior, a alta foi de 59,0%. A companhia disse que o resultado se beneficiou do crescimento dos volumes capturados, da expansão do negócio de antecipação de recebíveis bem como do melhor desempenho das subsidiárias, em especial a Cateno.
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) informou que a movimentação portuária de mercadorias no Brasil bateu novo recorde, com 1,2 bilhão de toneladas de cargas movimentadas em 2021 – o que representa crescimento de 4,8% em relação a 2020. Segundo nota publicada pelo Ministério da Infraestrutura, a previsão é que o número cresça também em 2022. Os números publicados pela pasta mostram que a expectativa é 2,4% a mais do que o resultado registrado para 2021.
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a Secretaria de Transportes Metropolitanos (SMT) informaram que, após realizarem a concretagem da abertura da pista local da Marginal Tietê, em São Paulo (SP) onde ocorreu o rompimento e abertura de uma cratera, será feita a análise para estabelecer a necessidade da colocação de estacas para contenção da área, de acordo com o desempenho do trabalho já realizado. Tal análise determinará a possibilidade de liberação da pista, que poderá ocorrer em um prazo de três a nove dias.