RADAR DO DIA: Ata do Copom, PCE nos EUA; Arrecadação no Brasil

169
Comitê de Política Monetária (Copom). (Foto: Beto Nociti/BCB)

São Paulo, SP – Os índices futuros americanos e as bolsa europeias abriram em instabilidade. O mercado vai “passar o dia” analisando a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central do Brasil, divulgada na manhã de hoje. Na ocasião, o Copom, em decisão unânime, decidiu interromper uma sequência de sete cortes, e manteve a taxa Selic em 10,50%. Segundo o documento, a política monetária deve se manter contracionista por tempo suficiente em patamar que consolide “não apenas o processo de desinflação, como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”.

O Comitê afirmou que se manterá vigilante e relembra, como usual, que eventuais ajustes futuros na taxa de juros serão ditados pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta. Além disse, ressaltou que sua decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2025. “Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego.”

Ainda no Brasil, hoje, às 11h, o chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal, auditor fiscal Claudemir Malaquias; e o coordenador de Previsão e Análise da Receita Federal, auditor fiscal Marcelo Gomide, comentam o resultado da arrecadação federal de maio de 2024. A semana ainda trará o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de junho, na quarta-feira (26), os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua.

Nos Estados Unidos, a expectativa fica com a divulgação do índice de preços de gastos com
consumo (PCE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, referente a maio, na sexta-feira (28). O mercado não “arrisca” quais serão os próximos passos do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), diante de uma economia ainda aquecida.

O PCE é um dos dados mais importantes analisados pelo Fed para decidir os rumos da política monetária nos EUA. Ontem, a governadora do Fed, Michelle Bowman, em um evento na Policy Exchange, Londres, disse que ainda acha a inflação alta, que deve continuar assim por um tempo, e que não é hora de reduzir os juros. Bowman ressaltou que o núcleo da inflação deste ano até maio registra uma taxa anualizada de 3,8%, acima da inflação média no segundo semestre do ano passado. “Há riscos de que a inflação suba ou se mantenha estagnada, o que pode levar a um aumento dos juros. Entre estes riscos estão o aumento da imigração e dos conflitos geopolíticos.”

No setor corporativo, a Vale divulgou um comunicado em resposta ao artigo publicado pela agência de notícias Reuters, sobre eventual ação judicial movida pelos Ministérios Públicos Federal e dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo contra Vale, BHP e sua joint-venture Samarco Mineração com pedido de indenização de R$ 3,6 bilhões por danos morais coletivos. No comunicado, a mineradora disse que não foi notificada pelo poder judiciário a respeito de tal ação e que irá apresentar seus argumentos ao juízo competente em momento oportuno.

O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, iniciou ontem, nos Estados Unidos, uma série de encontros com representantes de empresas privadas e de fundos de investimentos para apresentar o modelo da oferta pública de ações da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), aberta na última sexta-feira (21). A comitiva que acompanha o governador é formada pelos secretários de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, e Comunicações, Lais Vita, e cumprirá compromissos em Nova York Iorque e Boston. O grupo irá também ao Reino Unido e a Portugal, na busca de interessados na compra de ações da companhia.

A Transmissora Aliança de Energia Elétrica (Taesa) obteve do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a licença de instalação para as subestações SE Açailândia e SE Dom Eliseu II, referentes às instalações da Concessão Tangará, empreendimento localizado nos estados do Maranhão e Pará, com extensão aproximadamente de 279 km de linhas de transmissão, sendo 72 km de circuito duplo. O prazo estipulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para energização de Tangará é março de 2028.

A Multiplan foi comunicada por seus acionistas controladores MPar e OTPP, que a OTPP, acionista titular de 111.260.914 ações ordinárias da companhia, representando cerca de 18,52% de seu capital social, notificou a MPAR, em 21 de junho, de sua intenção de alienar a totalidade dessas ações, todas vinculadas ao acordo de acionistas celebrado em 4 de julho de 2007.

O Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) prevê crescimento nominal de 6,9% em junho, 6,1% em julho e 6,8% em agosto do faturamento, sempre em relação aos mesmos meses do ano anterior, medidos pelo indicador Índice Antecedente de Vendas do instituto, o IAV-IDV. Em maio, houve alta de 6,1%. Já os últimos dados apresentados pelo IAV-IDV ajustados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de abril/24, apontam alta de 2,6% em junho, 1,7% em julho e 2,6% em agosto. Em maio, a variação nominal registrou alta de 2,2% em relação ao mesmo mês de 2023.