RADAR DO DIA: Ata do Fed, Dívida dos EUA; Arcabouço na Câmara

1177

São Paulo, SP – Os índices futuros americanos e as bolsas europeias abriram em instabilidade. A semana será marcada pela divulgação da ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), na quarta-feira (24). Na ocasião, os juros foram elevados em 0,25 ponto percentual.

Apesar de parecer não haver muito espaço para uma queda no juro antes do fim do terceiro trimestre, o mercado sempre fica atento aos “recados” que a ata traz. Diante de uma inflação ainda alta, é difícil saber quando a política de aperto monetária começará a recuar nos Estados Unidos.

A semana também terá a divulgação do índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) referente a abril, na sexta-feira (26). Assim como o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), e o relatório de emprego (payroll), o PCE também é usado pelo Fed para balizar suas decisões.

A discussão sobre o limite de endividamento dos Estados Unidos também deve avançar nesta semana. O possível calote da maior economia do mundo preocupa, diante de um cenário global beirando à recessão. Mas o presidente Joe Biden está negociando uma saída para o entrave com o presidente da Câmara, o republicano Kevin McCarthy. Caso não cheguem a um consenso, os EUA podem deixar de pagar sua dívida a partir de 1 de junho.

Por aqui, todos os olhos ficarão apontados para a aprovação do projeto de lei complementar que fixa novo regime fiscal para as contas da União a fim de substituir o atual teto de gastos. A expectativa é que a proposta possa ser votada nesta quarta-feira (24).

O texto do relator da matéria, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), incluiu “gatilhos” para a contenção de despesas ou seja, mecanismos que obrigam a redução dos gastos do governo sempre que ultrapassarem certos limites.

Na quinta-feira (25), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de maio. O IPCA em abril ficou em 0,61%, abaixo do índice de 0,71% alcançado em março. Nos últimos 12 meses a inflação chegou a 4,18%.

A meta para a inflação este ano é de 3,25%, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos. A projeção atual do mercado para o IPCA do ano é de 5,80%, segundo a pesquisa Focus do Banco Central divulgada na manhã de hoje. Para 2024, a previsão recuou de 4,15% para 4,13%.

No setor corporativo, a Oi informou no sábado (20) que seu Conselho de Administração aprovou um novo processo de recuperação judicial da companhia. Segundo o comunicado, o plano estabelece os termos e condições propostos para as principais medidas que poderão ser adotadas com vistas à superação da atual situação econômico-financeira do Grupo Oi, à sustentabilidade da companhia no longo prazo e à continuidade de suas atividades.

A Petrobras informou que realizou na sexta-feira (19) o pagamento da primeira parcela dos dividendos complementares referentes ao exercício de 2022. O valor bruto distribuído, com base na posição acionária de 27/04/2023 para os detentores de ações de emissão da Petrobras negociadas na B3, corresponde a R$ 1,44071213 por ação ordinária e preferencial em circulação sob a forma de dividendos.

A Petrobras respondeu às solicitações contidas no ofício enviado pelo Ministério de Minas e Energia em relação ao indeferimento do processo de licenciamento ambiental do Bloco FZA-M59 em Amapá Águas Profundas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e disse que “entende que atendeu rigorosamente todos os requisitos do processo de licenciamento”, disse, em comunicado divulgado na sexta-feira.

A JBS protocolou a Declaração de Registro no Formulário F-4 perante a comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos da América, a Securities and Exchange Commission (SEC) referente a ofertas de trocas de 11 séries de notes (bonds antigos) emitidos por suas subsidiárias por novos notes (Bonds Novos) a serem emitidos pelas emissoras nas mesmas
condições dos antigos.

A Petrobras confirmou , na sexta-feira, que o Ibama emitiu a licença operacional referente aos campos Ubarana, Ubarana Oeste e Cioba, na bacia Potiguar, integrantes do Polo Potiguar, em favor da 3R Potiguar. A licença era condição precedente para o fechamento da transação.

Mais cedo, a 3R Petroleum já havia anunciado o cumprimento de todas as condições precedentes pela companhia e pela Petrobras previstas no contrato de compra do Polo Potiguar, após a emissão da licença operacional referente aos campos pelo Ibama em favor da 3R Potiguar, sua subsidiária integral.

Em levantamento com 441 companhias não financeiras brasileiras, usando dados até o quarto trimestre de 2022 (4T22), o Bradesco BBI destaca que a margem ebitda das companhias vem caindo, mas ainda está acima da média de 10 anos pré-pandemia. O principal fator para a queda são os custos operacionais. Os custos financeiros foram um fator secundário.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mantém a indicação de que a Energia Armazenada (EAR) na maioria dos reservatórios do Brasil deve encerrar o mês com níveis acima de 80% em seu boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) da semana operativa entre os dias 20 e 26 de maio.