RADAR DO DIA: Atenção ao Oriente Médio, Biden em Israel, indicadores e falas de membros do Fed

300

São Paulo – O mundo acompanha a escalada do conflito entre Israel e a Palestina, após a queda de um foguete em um hospital na Faixa de Gaza, que matou centenas de civis. O ataque provocou o cancelamento da reunião entre líderes árabes e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que chegou ontem em Tel Aviv, e o encontro do Conselho de Segurança da ONU, que iria votar uma resolução patrocinada pelo Brasil sobre o conflito e a ajuda humanitária a Gaza. Foram registrados protestos contra Israel no Líbano, na Turquia e em várias regiões da Europa.

A agitação geopolítica gera incerteza e pode resultar em aversão ao risco nos mercados de ações.

Os investidores seguem atentos aos impactos no rendimento das Treasuries, no petróleo e outros indicadores econômicos. Hoje, saem os resultados de Tesla, Netflix e Morgan Stanley, entre outros e dados do mercado imobiliário americano.

Além disso, o dia terá eventos com a participação de vários integrantes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).

Os mercados avaliam os números do Produto Interno Bruto e produção industrial da China.

Por aqui, os traders digerem os números da Pesquisa Mensal de Comércio de agosto, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã de hoje, e dados de mineração que serão divulgados pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) hoje à tarde.

No âmbito corporativo, ontem (17), a Vale atualizou sua estimativa de volume de produção de cobre para 2023 em 315 a 325 mil toneladas.

As vendas de minério de ferro da Vale subiram 6,6% no terceiro trimestre do ano, na comparação anual, totalizando 69,714 milhões de toneladas e as vendas em pelotas somaram 8,613 milhões de toneladas, na comparação anual, alta de 1,1% no período. As vendas de finos e pelotas de minério de ferro aumentaram beneficiando-se das condições favoráveis do mercado, segundo a mineradora.

A produção de minério de ferro da Vale caiu 3,9% no terceiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano anterior, para 86,238 milhões de toneladas, devido devido à menor produção de run-of-mine do complexo de Paraopeba e à menor produção de Serra Norte.

O volume de lançamentos da MRV Engenharia no terceiro trimestre de 2023 somou R$ 1,811 bilhão, alta de 2,9% na comparação anual. No período, foram lançadas 5.862 unidades.