São Paulo – Nesta terça-feira, os investidores aguardam a divulgação de balanços importantes, como o da Microsoft, enquanto esperam por sinais que confirmem uma possível redução nos aumentos das taxas de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).
Hoje, por exemplo, serão divulgados os Indices de Gerentes de Compra (PMI, na sigla em inglês) de serviços e industrial de janeiro de vários países. Nos Estados Unidos, o dado sai às 11h45 e a previsão é de 47,0 pontos para indústria e 45,3 pontos para serviços.
Na Europa, os dados do PMI da Zona do Euro, as esperanças de que não haja recessão na região aumentaram após mostrar que houve um leve crescimento em dezembro.
Por aqui, os investidores seguem acompanhando a participação de Lula e Fernando Haddad na cúpula de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, na Argentina, e as discussões para promover a integração econômica com os países da região.
Por aqui, o IPC-S divulgado na manhã de hoje subiu em seis de sete capitais, segundo a Fundação Getúlio Vargas.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga, às 9h, o Indice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo15 (IPCA-15) referente a janeiro, que deve subir 0,52%. Já a taxa acumulada pelo IPCA-15 em 12 meses deve ter alta de 5,83%. As estimativas foram calculadas pelo Termômetro CMA.
Às 11h, o Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda) apresenta o fechamento do mês de dezembro do ano passado e as previsões para janeiro.
CORPORATIVO
A Vibra (ex-BR Distribuidora) notificou a Americanas para encerrar a parceria na Vêm Conveniência, destinada à exploração do negócio de lojas de pequeno varejo, dentro e fora de postos de combustíveis, através de lojas Local e BR Mania. Atualmente, cada empresa detinha 50% do capital social do negócio.
A Americanas contratou a consultoria global de serviços Alvarez & Marsal para atuar como PMO (Project Management Office) em relação ao seu processo de recuperação judicial.
A SLC Agrícola esclarece que as transformações de áreas ocorridas até agosto de 2021 foram realizadas com as respectivas licenças ambientais dos órgãos ambientais pertinentes, sem ter realizado nenhuma violaçãosocioambiental neste processo, em resposta a reportagem publicada pelo jornal “Valor Econômico” na segunda-feira (23/1), que informa que a gestora holandesa Robeco excluiu a empresa de aportes em dezembro passado, por relatos de violação ambiental.
A Embraer informa que a Black Rock alienou as ações ordinárias de sua emissão que detinha e, em 18 de janeiro, suas participações, de forma agregada, passaram a ser de 32.919.286 ações ordinárias e 568.187 American Depositary Receipts (ADRs), representativas de 2.272.748 ações ordinárias, totalizando 35.192.034 ações ordinárias, representando aproximadamente 4,752% do total.
O conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar (GPA) aprovou a realização de sua 19 emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações, da espécie quirografária, em até duas séries, para colocação privada, no montante de, inicialmente, R$750 milhões.
A Dexco informou mudanças em seus comitê executivo. Marcelo Izzo, Diretor Vice-Presidente Deca e Revestimentos encerra seu período de colaboração com a companhia e auxiliará Raul Guimarães Guaragna, que o substituirá, na transição. Carlos Henrique Pinto Haddad assumirá a VP Madeira, deixando o cargo de Diretor Vice-Presidente de Administração, Finanças e Relações com Investidores. A posição de Diretor Administrativo, Financeiro e de Relações com Investidores passará a ser ocupada por Francisco Augusto Semeraro Neto.