São Paulo – Nesta quinta-feira, o mercado financeiro acompanha a divulgação de indicadores como o Indice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) de junho, que será divulgado, às 9h, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Termômetro CMA aponta alta mensal de 0,23% e em 12 meses, até maio, avanço de 4,36%.
Nos Estados Unidos, às 9h30, serão apresentados os dados de pedidos de seguro-desemprego da semana encerrada no último sábado, com previsão de 238 mil pedidos, os pedidos de bens duráveis de junho, com expectativa de alta de 0,3%, e o PIB do segundo trimestre, que deve subir 2,6%. Às 11h, saem as vendas de imóveis pendentes de junho.
Hoje também serão conhecidos os resultados da Vale, Hypera, Multiplan, American Airlines, Nasdaq e Dow.
Os investidores também digerem informações antecipadas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre a reforma tributária, concedidas em entrevista à “GloboNews”, na noite de ontem. Ele disse que a Fazenda propôs ao presidente Lula aumentar o teto de isenção do Imposto de Renda ou reduzir a alíquota de consumo.
Hoje, o ministro e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, cumprem agendas no Rio de Janeiro. Lula voltou à Brasília e terá reuniões durante a tarde.
Ontem, Haddad, disse que o principal objetivo da presença dos chefes de estado e demais autoridades durante o G20 é conseguir financiamento massivo para melhorar o alcance da transição ecologica. A fala foi feita durante breve exposição no evento Emirados Árabes Unidos COP28-G20 Brasil Finance Track.
No radar corporativo, a Eneva anunciou a celebração de um contrato para fornecimento de gás natural com a Copergás para projetos em Petrolina e Garanhuns, Pernambuco.
Nesta quinta-feira, às 11h, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) divulgará a atualização dos dados da safra 2024/2025 de cana-de-açúcar da região Centro-Sul, referente à primeira quinzena de julho. Os dados incluem a moagem de cana-de-açúcar, produção de açúcar e de etanol e vendas de etanol.
O Banco do Brasil foi listado pelo nono ano consecutivo no FTSE4Good Index Series, índice da bolsa de valores de Londres que avalia e classifica as empresas com melhores práticas ambientais, sociais e de governança corporativa.
Ontem (24), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que o governo vai atacar todos os elos da cadeia e não vai deixar que nenhum “monopolismo” impeça o governo federal de “aumentar a condição do Brasil produzir mais gás, diminuir o seu preço e manufaturar grandes riquezas”, em entrevista a jornalistas após participar do da abertura do Sergipe Oil & Gas, em Aracaju (SE). Ele também comentou que o governo federal busca uma solução para manter o investimento da Petrobras da Unigel, mas resaltou que a governança da companhia será respeitada.