RADAR DO DIA: Atenção aos indicadores econômicos, negociações em Brasília e balanços do quarto trimestre

297

São Paulo – Os índices futuros das bolsas dos Estados Unidos abriram em alta após dados de crescimento da Netflix no quarto trimestre, enquanto os investidores aguardam, nesta quarta-feira, a divulgação dos resultados de IBM, Tesla e de indicadores da indústria e serviços. Na quinta, dia 25, sai o Produto Interno Bruto.

Na Europa, nesta manhã, também estão sendo apresentados PMIs, ou índices de gestores de compras, da Zona do Euro, da França e da Alemanha, antes da reunião do Banco Central Europeu (BCE), amanhã, que definirá se a expectativa de queda nas taxas de juros será confirmada.

Na Ásia, os principais índices do mercado de ações fecharam o pregão desta quarta-feira mistos. Enquanto no Japão os índices do setor de papel, pesca e química lideraram as perdas, nas bolsas chinesas de Xangai e Hong Kong, foi o setor de tech que liderou a alta.

Por aqui, o mercado fica de olho nas negociações entre governo e Congresso para evitar a derrubada de vetos ao Orçamento e sobre a desoneração da folha de pagamento.

Às 10h, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa da abertura dos trabalhos do Programa de Assessoramento Técnico à Implementação da Reforma da Tributação sobre o Consumo (PAT-RTC).

Hoje, saiu o IPC-S da terceira quadrissemana de janeiro de 2024, que subiu 0,59% e acumula alta de 3,33% nos últimos 12 meses. Cinco das sete capitais pesquisadas registraram acréscimo em suas taxas de variação.

No âmbito corporativo, a Petrobras informou que sua Unidade de Tratamento de Gás em Caraguatatuba (UTGCA), localizada no litoral norte de São Paulo, bateu, em 2023, recorde anual de produção de GLP (gás liquefeito de petróleo, o gás de cozinha), com 697.865 metros cúbicos (361.110 toneladas). Para se ter uma ideia desse número, ele é equivalente a mais de 27 milhões de botijões de gás de 13 kg.

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) informou a conclusão, na última terça-feira (23), da oferta pública de ações (OPA) lançada pelo Grupo Calleja para aquisição das ações do Éxito, realizada na Colômbia e Estados Unidos, e que recebeu o montante de US$156,4 milhões, equivalente a R$789 milhões, pela venda da totalidade da participação remanescente do GPA no capital social do Éxito, correspondente a 13,31%

A homologação e adjudicação dos Leilões de Energia Existente A-1 e A-2 realizados em 2023 foram aprovados, nesta terça-feira (23/1), pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).