São Paulo – Nesta segunda-feira, o mercado acompanha os impactos do incidente com o candidato, Donald Trump, na eleição presidencial, e a reunião do presidente Luís Inácio Lula da Silva com os ministros e líderes do governo na manhã de hoje, para tratar do acordo sobre a desoneração com o Congresso. O tema precisa estar acertado até sexta-feira por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).
A agenda de indicadores locais terá como destaques as divulgações, do Boletim Focus, às 8h30, e do IBC-Br, a prévia do PIB, de maio, às 9h, pelo Banco Central.
Nos Estados Unidos, às 9h30 será conhecido o índice de atividade industrial Empire State em julho, que será divulgado pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Nova York. A previsão é de recuo de 6 pontos.
Os investidores também acompanham os pronunciamentos do presidente do Fed, Jerome Powell, às 13h30, no Clube Econômico de Washington, e da presidente do Fed de São Francisco, Mary Daly, às 17h35. O objetivo é colher mais pistas sobre o possível início do corte de juros.
Por lá, nesta manhã também saem os balanços dos bancos Goldman Sachs e BlackRock.
No âmbito corporativo, a Suzano informou na sexta-feira (12) que assinou um acordo para a aquisição dos ativos de fabricação de papel cartão da Pactiv Evergreen, nos Estados Unidos. A compra inclui plantas na Carolina do Norte, com uma capacidade total de 420 mil toneladas métricas anuais, por US$ 110 milhões, a ser pago à vista no fechamento da operação, sujeito a ajustes de preço e à aprovação de autoridades concorrenciais estrangeiras.