RADAR DO DIA: China de volta ao jogo; Lula confirma Tebet no Planejamento; Caged

880

São Paulo, SP – Os índices futuros americanos e as bolsas europeias abriram em instabilidade. O mercado comemora a flexibilização da política de covid zero na China, mas ainda há preocupação com um possível descontrole nos números de novos casos e mortes no país.

Desde o início de dezembro, a China mudou sua política de covid zero depois de fortes protestos da população contra a sua manutenção. O resultado do afrouxamento foi uma escalada de novas infecções, hospitais colapsando e o aumento do número de mortes no país. Apesar da situação ainda preocupante, o governo chinês anunciou na segunda-feira (26) o fim da quarentena para viajantes que desejam viajar ao país a partir de 8 de janeiro.

Nos Estados Unidos, a última semana do ano não tem indicadores econômicos relevantes, com exceção aos dados sobre os novos pedidos de seguro-desemprego, na quinta-feira (29).Na última sexta-feira (23), saiu o Preços de Gastos com Consumo (PCE) de novembro, com alta de 0,1% na comparação com o mês anterior. Em 12 meses, a alta é de 5,5%, abaixo dos 6,1% registrados em outubro. O núcleo da inflação foi de 0,2%. O PCE é um dos principais índices usados pelo Federal Reserve (FED, o banco central dos Estados Unidos) para medir o ritmo da economia e calibrar sua política monetária.

Ontem, presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou um decreto que proíbe a exportação de petróleo para os países que aplicarem um teto de preços ao óleo russo. A medida é uma resposta ao teto imposto de US$ 60/barril pela União Europeia, G7 e a Austrália, como sanção aos ataques russos à Ucrânia. A medida entrará em vigor no dia 1 de fevereiro de 2023.

Por aqui, a senadora Simone aceitou o convite do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para comandar o Ministério do Planejamento. O formato negociado deve manter o Planejamento com parcerias e investimentos, mas dividindo funções com Fazenda e Casa Civil. A pasta comandada por Tebet não terá bancos públicos e o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). O anúncio oficial deve ser feito hoje pelo presidente eleito.

Hoje será divulgado os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de novembro, e, amanhã, sai o Indice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) de dezembro, na quinta-feira (29).

No setor corporativo, a Petrobras informou que assinou o contrato do Sistema Integrado de Processamento de gás natural (SIP) com a CNOOC Petroleum Brasil Ltda. (CNOOC) e, em conjunto com Petrogal Brasil, Repsol Sinopec Brasil e Shell Brasil, sócios nos gasodutos offshore do pré-sal da Bacia de Santos, concluiu o processo de adesão da CNOOC aos contratos vigentes do Sistema Integrado de Escoamento de gás natural da Bacia de Santos (SIE-BS). Com assinatura destes contratos, a CNOOC poderá escoar o gás natural oriundo do campo de Búzios, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, por qualquer uma das rotas de exportação do SIE-BS e processá-lo nas plantas de propriedade da Petrobras.

A Petrobras informou que iniciou o processo de contratação de duas unidades de produção do tipo FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading) para as jazidas compartilhadas de Atapu e Sépia, com previsão de recebimento das propostas em julho de 2023 e início da produção em 2028.

A Copel informou que foi celebrado, por sua controlada Compagas, contrato que renova por 30 anos a concessão referente à exploração do serviço público de fornecimento de gás canalizado, com exclusividade de distribuição, no estado do Paraná e demais atividades correlatas.