RADAR DO DIA: Emprego nos EUA; Produção Industrial no Brasil; Desenrola no Senado

457

São Paulo, SP – Os índices futuros americanos abriram em alta e as bolsas europeias em queda. O dia será marcado pela divulgação do relatório de emprego e vagas (Jolts, na sigla em inglês), que não inclui o setor rural, referente ao mês de agosto. Em julho, o país registrou 8,827 milhões de postos de trabalho abertos, uma queda em relação aos 9,165 milhões registrados um mês antes (dado revisado).

O Jots, assim como o payroll, é um dos dados preferidos do Federal Reserve (Fed, o banco central norte americano) para entender como está o mercado de trabalho dos Estados Unidos. Na sexta-feira será a vez do payroll. Em agosto, a taxa de desemprego nos EUA ficou em 3,8%, acima das projeções de 3,5%. Por outro lado, foram criadas 187 mil vagas no período ante previsão de 170 mil.

Diante dos números ainda aquecidos, analistas ainda não conseguem precificar como ficará a taxa de juros até o fim do ano. Na semana passada, a ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) apontou que as taxas devem chegar a 5,6% até o fim do
ano, com pelo menos mais um aumento de 0,25 ponto percentual nos juros.

Por aqui, hoje será a vez de conhecer os dados da produção industrial referente a agosto. Segundo o Termômetro CMA, a produção deve crescer 0,50% em relação a julho. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a alta deve ser de 1,05%

Em Brasília, o plenário do Senado aprovou ontem (2) o projeto que cria o Programa Emergencial Desenrola Brasil, para refinanciamento de dívidas pessoais. O texto incorpora a medida provisória que criou o programa. O projeto, aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na semana passada e enviado ao Plenário em regime de urgência, foi relatado pelo senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) e segue agora para sanção da Presidência da República.

O objetivo do programa é incentivar a renegociação de dívidas de pessoas inscritas em cadastros de inadimplentes para reduzir o endividamento e facilitar a retomada do
acesso ao crédito. O Desenrola Brasil vale até 31 de dezembro de 2023.

O projeto também encarrega o Conselho Monetário Nacional de fixar limites para os juros do cartão de crédito. Todos os anos, os emissores de cartão e outros instrumentos pós-pagos devem submeter à aprovação do conselho os limites para as taxas de juros e encargos financeiros cobrados. Se os limites não forem aprovados no prazo máximo de 90 dias, contados da data de publicação da lei originada pelo projeto, o total cobrado a título de juros e outras despesas não pode exceder o valor original da dívida.

No setor corporativo, a PetroRio (Prio) divulgou sua prévia operacional de setembro, quando totalizou produção de petróleo de 102.718 barris de óleo equivalente por dia (boepd), ante 98.011 em agosto. Os offtakes (vendas) totalizaram 3.551,227 barris (bbl) no mês passado, ante 2.788.521 bbl em agosto.

A Oi informou ontem (2) que recebeu notificação da SKY rescindindo unilateralmente o acordo firmado para adquirir a base DTH da Oi, no qual a companhia prestaria à SKY os serviços relacionados à infraestrutura IPTV. A SKY afirmou que não foram alcançados termos viáveis para a renegociação da transação.

A SLC Agrícola informou que área plantada para a safra 2023/24 será de 674 mil hectares, praticamente estável em relação à safra 2022/23.

A Petrobras confirmou que recebeu, nesta segunda-feira (2), a confirmação da licença ambiental do Ibama para perfuração de dois poços exploratórios no bloco marítimo BM-POT-17, em águas profundas da Bacia Potiguar, na Margem Equatorial brasileira. O primeiro poço será perfurado a 52 km da costa. A informação sobre a concessão da licença pelo Ibama foi antecipada na sexta-feira (29) pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

A JBS registra 151,2 mil colaboradores diretos trabalhando em suas diversas operações no país em 2023. Entre janeiro e agosto deste ano a companhia gerou 7,3 mil novas vagas, o que representa um aumento de 5% em relação a dezembro de 2022. Globalmente a JBS emprega 260 mil colaboradores em suas mais de 400 unidades produtivas e escritórios espalhados por 20 países.

O Governo de São Paulo determinou ponto facultativo em todos os serviços públicos estaduais da capital nesta terça-feira (3), em função da paralisação prevista por sindicatos de trabalhadores do Metrô, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O objetivo é reduzir os prejuízos à população, diz o governo estadual, que vai garantir a remarcação de consultas, exames e demais serviços que estavam agendados para a data da greve. As linhas concedidas do metrô e trens vão funcionar normalmente nas Linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda.