RADAR DO DIA: Empregos recuam nos EUA; Petrobras reafirma política de preços

670

São Paulo, SP – Os índices futuros americanos abriram em queda e as bolsas europeias em elevação. Ontem foi divulgado Relatório Nacional de Emprego da ADP, sobre a criação de emprego no setor privado nos Estados Unidos, em março. O país criou 145 mil vagas de trabalho, excluindo o setor rural. Em fevereiro, o número foi de 261 mil.

Amanhã será a vez de conhecer os dados do relatório de emprego (payroll) referente a março. Em seu último relatório, de fevereiro, o número de novas vagas foi de 311 mil, e a taxa de desemprego fechou em 3,6%. Apesar de ainda ser considerada alta, o número foi bem abaixo do alcançado em janeiro, quando foram criadas 500 mil vagas.

Diante dos números, o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) vai decidir qual será a próxima taxa de juros no país. Analistas acreditam que haverá uma elevação de 0,25 ponto percentual, mas ainda é cedo demais para cravar. A próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) acontecerá no dia 3 de maio.

Por aqui, com o feriado de Sexta-feira Santa deixou a semana mais curta, mas não menos interessante. Ontem, o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o Preço de Paridade de Importação (PPI) da Petrobras não é adequado e precisa ser adaptado para considerar os preços internos. Ele afirmou que é preciso ter um Preço de Competitividade Interno (PCI) e criar um colchão de amortecimento para aliviar a volatilidade dos preços internacionais.

As declarações do ministro fizeram as ações da Petrobras recuarem mais de 2%, mas terminaram o dia se recuperando depois que a estatal reafirmou em nota seu compromisso com a prática de preços competitivos e em equilíbrio com o mercado nacional, ao mesmo tempo em que evita o repasse imediato das volatilidades externas e da taxa de câmbio causadas por eventos conjunturais.

Segundo a nota, a companhia não recebeu nenhuma proposta do Ministério das Minas e Energia a respeito da alteração da Política de Preços, e que quaisquer propostas de alteração da Política de Preços recebidas do acionista controlador serão comunicadas oportunamente ao mercado, e conduzidas pelos mecanismos habituais de governança interna da companhia.

Por fim, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse ontem que não existe relação mecânica entre fiscal e taxas de juros, mas reconheceu o grande esforço que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o governo têm feito. Segundo Campos Neto, as regras do arcabouço fiscal eliminam um risco de cauda para aqueles que achavam que a dívida poderia ter uma trajetória mais explosiva.

No setor corporativo, a Gol anunciou os números prévios de tráfego do mês de março. De acordo com a companhia, a oferta total (ASK) aumentou em 13,3%.

A produção no pré-sal em fevereiro foi de 3,268 milhões de barris de óleo equivalente por dia(boe/d)e correspondeu a 78,1% da produção brasileira, maior percentual de participação já registrado. Foram produzidos 2,566 milhões de barris diários (bbl/d) de petróleo e 111,55 milhões de metros cúbicos por dia (m/d) de gás natural por meio de 136 poços. Houve aumento de 3,2% em relação ao mês anterior e de 15% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Também foi a maior produção já registrada nesse ambiente, superando a de outubro de 2022, quando foram produzidos 3,142 milhões de boe/d.

A Petro Rio (PRIO) informou que iniciou a produção do poço N5P2 no Campo de Frade, com produção inicial estabilizada de aproximadamente 11 mil barris de óleo por dia, superior às previsões iniciais. Com isso, o Campo de Frade superou a marca de 50 mil barris de óleo por dia e a companhia superou a marca de 90 mil barris de óleo por dia.

A 3R Petroleum divulgou o relatório de certificação de reservas 2023, que somou 516 milhões de barris óleo equivalente de reservas provadas mais prováveis (2P), dos quais 367,2 milhões de barris são reservas provadas (1P) e ainda 32% das reservas 2P são classificadas como reservas provadas desenvolvidas em produção (PDP). As reservas provadas somaram 376,6 milhões em 2022, ou seja, 2,5% acima na comparação a 2023.