RADAR DO DIA: Endividamento dos EUA; Livro Bege; Pnad Contínua

692

São Paulo, SP – Os índices futuros americanos e as bolsas europeias abriram em queda. As negociações sobre o aumento de endividamento dos Estados Unidos continuam no radar do mercado financeiro. A secretária do Tesouro, Janet Yellen, afirmou que o governo pode ficar sem dinheiro para pagar suas contas em dia a partir de 5 de junho, a menos que o Congresso atue.

O acordo sobre o teto da dívida, costurado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o líder da Câmara, Kevin McCarthy, vai suspender o limite de endividamento por dois anos e controlar as despesas do governo durante esse período. Os gastos com prioridades domésticas defendidas pelos democratas seriam reduzidos, enquanto os gastos militares aumentariam cerca de 3%.

Hoje será divulgado os dados do relatório Jolts sobre o mercado de trabalho nos EUA. Ainda nesta semana, outros dois importantes dados sobre emprego também serão conhecidos: payroll e a pesquisa ADP. Os números devem mostrar se a política de aumento dos juros patrocinada pelo Federal Reserve (Fed, o banco central americano) está surtindo efeito no mercado de trabalho.

Analistas acreditam que o Fed pode parar a atual escalada dos juros na próxima reunião, em 14 de junho. Algumas pistas sobre os próximos passos do Fed podem aparecer nesta quarta-feira com a divulgação do Livro Bege, relatório do Fed sobre as condições econômicas das 12 principais regiões do país.

Por aqui, além da divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre, na quinta-feira (1), hoje serão conhecidos os números do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).

Em Brasília, a expectativa é para a tramitação do projeto do novo arcabouço fiscal no Senado. O projeto foi aprovado na semana passada pela Câmara do Deputados. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, confirmou que o texto será analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) antes de ir a plenário.

No setor corporativo, os senadores cobraram atuação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) contra reajuste de conta de luz nos estados. As solicitações foram feitas em audiência pública com o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, realizada nesta terça-feira (30/5), na Comissão de Infraestrutura (CI).

A CCR informou ontem que seu Conselho de Administração aprovou a abertura de um novo programa de recompra de ações da companhia, autorizando a aquisição, pela CCR, de até 3.200.000 ações ordinárias de sua própria emissão.

Representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informaram nesta terça-feira, aos deputados da Comissão de Viação e Transportes da Câmara, que estão pedindo às empresas aéreas que informem a quantidade de bagagens de mão que são despachadas na porta da aeronave e até após a entrada do passageiro na cabine, por exigência da tripulação.

Na atual safra 2022/23, de julho a abril, os registros acumulados da Cédula de Produto Rural (CPR) já somam R$ 218,91 bilhões, valor 66% superior ao mesmo intervalo da safra passada. Os dados constam na edição de maio do Boletim de Finanças Privadas do Agro, publicado pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Em reunião realizada nesta terça-feira (30/5), o conselho de administração da Arezzo confirmou o cumprimento das condições suspensivas a que estavam sujeitas a operação para a combinação de seus negócios com a Vicenza, nos termos acordados em 17 de janeiro e 28 de abril.