RADAR DO DIA: EUA e China conversam sobre acordo; Guedes deve reverberar

686

São Paulo – As questões comerciais envolvendo Estados Unidos e China continuam no radar dos investidores, desta vez ainda mais acentuado, após o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, afirmar que teve uma nova conversa com o representante comercial americano, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro, Steve Mnuchin, para resolver “questões fundamentais”.

Além disso, o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, ressaltou que se as perspectivas mudarem a política monetária também vai mudar. A fala de Power deve repercutir no mercado após sucessivas afirmações de Donald Trump de que a instituição deve baixar os juros.

Por aqui, o mercado deve repercutir as declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que não vê “nenhum problema com o dólar alto e é bom o país ir se acostumando com isso por um bom tempo”.

Na política, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e líderes partidários reúnem-se com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, para tratar da votação de projeto que estabelece a prisão de condenados após decisão em segunda instância.

Outro destaque internamente é a retomada amanhã pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da votação envolvendo o uso de dados sigilosos em investigação. O julgamento foi suspenso pelo presidente da Corte, Dias Toffoli, na última quinta-feira (21) com o placar de um a um.

É bom os investidores ficarem de olho nas empresas varejistas na bolsa brasileira, já que na próxima sexta-feira (29) será a Black Friday e dia de grande expectativa de venda.

CORPORATIVO

No âmbito empresarial, a agência de classificação de risco Moody´s disse que o modelo de negócios desenhado pela Petrobras, de apostar na área de exploração e produção em detrimento de ativos de refino e comercialização, será menos arriscado do que a estratégia da Pemex que optou por se expandir nestes dois segmentos.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) disse que os trabalhadores da Petrobras decidiram manter a mobilização até sexta-feira (29) mesmo após nova decisão do Tribunal Superior de Trabalho (TST) que deu parecer desfavorável à categoria.

A Petrobras em conjunto com parceiros, investiu R$ 63 milhões na ampliação da capacidade de processamento do supercomputador Santos Dumont, que agora lidera o ranking de computadores de alto desempenho na América Latina, com capacidade para processar quatro quatrilhões de operações matemáticas por segundo.

O preço de venda de imóveis comerciais registrou queda 0,29% em outubro, enquanto o preço médio de locação de salas e conjuntos comerciais caiu 0,28%, ambos em relação ao mês anterior, de acordo com o Indice FipeZap. No período, a inflação medida pelo IBGE teve variação positiva de 0,10%.

O Credit Suisse, por sua vez, diz que os prêmios de paridade de importação para aços longos estão próximos de 6% de desconto ante um prêmio normalizado de 10% a 15%, um espaço considerável para subir preços. Na sexta-feira (22), a Gerdau anunciou aumento de 8% a 12% no aço longo.