RADAR DO DIA: EUA têm novos dados da economia; Vendas no varejo recuam

605

São Paulo, 15 de setembro de 2022 – Os índices futuros americanos e as bolsas europeias abriram em alta. O mercado mantém a atenção sobre os dados econômicos dos Estados Unidos. Ontem foi divulgado o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês), que recuou 0,1% em agosto na comparação com julho. Na véspera, saiu o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), de agosto, com uma alta de 0,1%. Assim, a inflação acumulada nos últimos 12 meses chegou a 8,3%

Hoje serão conhecidos os dados do varejo, preços de importação e pedidos de seguro-desemprego. Os números são fundamentais para que o Federal Reserve (Fed, banco central
norte-americano) decida qual será o tamanho do aumento dos juros em sua próxima reunião, na quarta-feira (21). A previsão é de um avanço de no mínimo 0,75 ponto percentual.

Por aqui, ontem saiu o índice sobre as vendas no varejo, que recuaram 0,8% em julho. Foi a terceira queda mensal consecutiva. O resultado, com ajuste sazonal, é o pior para o mês
desde 2018. Na comparação com julho do ano passado, o varejo encolheu 5,2%. O setor enfrenta situação oposta à registrada pelos serviços, que subiram 1,1% em julho.

Hoje saiu Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do mês de julho, que teve alta de 1,17% em comparação a junho. O indicador é visto pelo mercado como uma prévia do PIB. Em 12 meses, o IBC-BR tem alta de 2,09%, e no acumulado do ano, o avanço foi de 2,52%. Em relação a julho do ano passado, o crescimento foi de 3,87%.

No setor corporativo, A BRF recebeu notificação da Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros), informando que alienou ações ordinárias de emissão da BRF e que, em 14 de setembro de 2022, suas participações passaram a totalizar 53.801.228 ações ordinárias,
correspondente a 4,97% do total de ações ordinárias de emissão da companhia.

Na primeira quinzena de setembro, o preço médio do litro da gasolina comum foi de R$ 5,276, o que representa redução de 6,88% em relação ao fechamento de agosto. As informações constam do levantamento exclusivo feito pela ValeCard, empresa especializada em soluções de gestão de frotas.

A Agência Nacional de Mineração (ANM) lançou a sexta rodada de oferta pública de áreas para pequenos empreendimentos, que destinará áreas para a lavra garimpeira nos estados do Amapá, da Bahia, do Mato Grosso, do Pará, de Rondônia e de Roraima. As ofertas públicas de disponibilidade de áreas contam com o apoio do Ministério de Minas e Energia (MME).

A Suzano e a Fundação Banco do Brasil formalizam hoje uma parceria para fortalecer e dar escala à cadeia produtiva do mel e promover a bioeconomia na região da Amazônia Legal. O projeto prevê a destinação de mais de R$ 1,2 milhão a serem investidos em assistência técnica, materiais e na construção de uma unidade de beneficiamento de mel no estado do Tocantins. Cerca de 800 pessoas devem ser beneficiadas com a iniciativa, que envolverá cinco associações e uma cooperativa*, da região de Angico (TO). O projeto atuará nos municípios de Angico, Santa Terezinha do Tocantins, Riachinho, Nazaré e Darcinópolis, onde há famílias em situação de alta vulnerabilidade social.

A Embraer começou o processo de capacitação da Ogma, subsidiária de empresa em Portugal, para executar suporte e manutenção do A-29 Super Tucano, além de futuras modificações na aeronave que atendam aos requisitos dos clientes atuais e futuros na região. A empresa será a primeira na Europa, Oriente Médio e África (EMEA) a possuir estas capacidades.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) acusou a Petrobras de promover uma “xepa” de final de governo e de privilegiar empresas internacionais em detrimento da indústria nacional ao anunciar a abertura de uma licitação a menos de 20 dias das eleições para o afretamento de uma nova plataforma no campo de Albacora, na Bacia de Campos (RJ), programada para entrar em operação em 2027.

Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam em alta conforme sobe o otimismo de que as perspectivas de demanda na China podem subir à medida que uma de suas megacidades afrouxa alguma das restrições contra a covid-19.

A economia tem surpreendido positivamente desde o início do ano, o que motivou consecutivas elevação das expectativas para o PIB de 2022. Após a divulgação do resultado do segundo trimestre, a Tendências Consultorias revisou a projeção de crescimento de 1,7% para 2,5% neste ano.

A partir da próxima segunda-feira (19/9), as prestadoras as operadoras Claro, TIM e Telefônica Brasil (dona da Vivo) que adquiriram a faixa de 3,5 GHz na licitação de 5G, realizada no ano passado, poderão ativar estações com a tecnologia de quinta geração do serviço móvel nas cidades de Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Maceió (AL), São Luís (MA) e Teresina (PI). A decisão foi tomada nesta quarta-feira (14/9), pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação (Gaispi) da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).