São Paulo, SP – Os índices futuros americanos e as bolsas europeias abriram em queda. Hoje será divulgado o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), referente a agosto, dos Estados Unidos (13). O número é um dado importante analisado pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) para balizar sua decisão sobre os juros, em sua próxima reunião, em 20 de setembro.
Em julho o CPI subiu 0,2%, e em 12 meses a inflação oficial americana subiu a 3,2% ante 3% registrada em junho. Já o núcleo, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, também subiu 0,2% na comparação mensal, e avançou 4,7% em relação a julho de 2022. Amanhã será a vez da divulgação do índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês).
Ainda não é possível afirmar qual será a decisão do Fed, mas dados recentes sobre o setor de serviços e do mercado de trabalho mostraram que a economia ainda continua aquecida e pressionando os preços. Diante deste quadro, o presidente do Fed, Jerome Powell, demonstrou preocupação com o crescimento e atividade econômica no país, e não descartou novo aumento dos juros até o fim do ano.
Na Europa, amanhã (14) sai a decisão do Banco Central Europeu (BCE) sobre a nova taxa de juros. A presidente do BCE, Christine Lagarde, afirmou que a intenção do banco é fixar as taxas de juros em níveis suficientemente restritivos pelo tempo necessário para alcançar um retorno oportuno à inflação e à meta de 2%. Na ata da reunião de julho, o BCE destacou que um novo aumento em setembro será necessário se não houver evidência convincente de que o efeito do aperto monetário acumulado foi forte o suficiente para reduzir a inflação subjacente.
Hoje pela manhã saíram os dados sobre o índice de preços ao produtor do Japão, que cresceu 0,3% em agosto em base mensal. Em julho, o índice havia subido 0,1% ante junho (dados revisados). A previsão do mercado era de alta de 0,1% em base mensal. Na comparação com o mesmo período de 2022, o índice de preços ao produtor do Japão subiu 3,2%, após os 3,4% registrado em julho.
Por aqui, o mercado ainda repercute o Indice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referente ao mês de agosto, que acelerou para 0,23%, após alta de 0,12% em julho, abaixo das estimativas dos analistas que previam avanço de 0,28%. Em 12 meses, o indicador ficou em 4,61% e mercado projetava (+4,66%).
Para Gustavo Cruz, estrategista-chefe da RB Investimentos, o bom resultado do IPCA daria margem para o Banco Central cortar a Selic em 0,75 ponto percentual, mas isso é pouco provável. O BC vai preferir fazer um corte de 0,50 pp. A discussão de acelerar será só no final do ano e para o ano que vem deve ir muito além, com possibilidade de chegar 9% e até 8% [a taxa de juros] diante de uma inflação mais controlada, explicou Cruz.
Na segunda-feira (11) foram divulgados os números do boletim Focus com as previsões de instituições financeiras ouvidas pelo Banco Central do Brasil. Para o IPCA, a expectativa para este ano subiu de 4,92% para 4,93%. Para 2024, o índice saiu de 3,88% para 3,89%. Sobre a taxa Selic, a previsão para este ano continua em 11,75%. O boletim também manteve a taxa em 9% para o ano que vem. Para o Produto Interno Bruto, em 2023, a previsão passou de 2,56% para 2,64%. Para 2024, a previsão para o PIB avançou de 1,32% para 1,47%.
No setor corporativo, a Americanas informou ontem (12) que protocolou uma petição pedindo a impossibilidade de a Kroll atuar como perita na ação de produção antecipada de provas movida pelo Bradesco perante o Tribunal de Justiça de São Paulo. A companhia constatou a existência de elementos que resultam em dúvidas concretas e objetivas no que diz respeito à imparcialidade e neutralidade que deveria marcar a atuação de um perito judicial.
A Weg informou hoje que fará uma parceria estratégica com a Petrobras para o desenvolvimento do aerogerador onshore de 7 MW, o primeiro desse porte a ser fabricado no Brasil. A Petrobras investirá aproximadamente R$ 130 milhões, nos próximos 25 meses. O acordo abrange o desenvolvimento de tecnologias para a produção dos componentes do aerogerador, adequados às condições eólicas brasileiras, bem como a construção e testes de um protótipo, com contrapartidas técnicas e comerciais para a Petrobras.
A 3R Petroleum divulgou ontem seus dados de produção preliminares referente a agosto, que alcançou uma média diária consolidada dos nove polos da operadora de 45.243 barris de óleo equivalente (boed), dos quais 39.943 boed referem-se à parcela da companhia. Em julho, a empresa registrou produção de 51.871 boed, dos quais 43.861 boed relativos à sua parcela.
A Via aprovou, em assembleia extraordinária realizada nesta terça-feira a alteração da denominação social da companhia para Grupo Casas Bahia e a mudança de código de negociação (ticker) para BHIA3, em substituição ao código atual VIIA3, a partir do pregão de 20 de setembro (inclusive).
A PetroRecôncavo informou os seus dados de produção preliminares e não auditados referentes ao mês de agosto. A companhia totalizou produção de 28.212 barris de óleo equivalente por dia (boed), um recuo de 0,9% ante os 28.474 boed em julho e aumento de 8,3% em relação à produção do segundo trimestre (26.045 boed).
O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, por unanimidade, a liberação de empréstimos consignados para beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O crédito consignado é aquele concedido pelas instituições financeiras com desconto automático das parcelas em folha de pagamento do salário ou benefício.
A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) recorreu nesta terça-feira (12) para reformar a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli que invalidou todas as provas da Operação Lava Jato obtidas nos acordos de leniência da Odebrecht.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) acelere a concessão de licenciamento ambiental para que a Petrobras perfure poços de petróleo na foz do Rio Amazonas. A região da Margem Equatorial, no estado do Amapá, é apontada como de grande potencial petrolífero.
Em participação no Brazil Wind Power, nesta segunda-feira, em São Paulo, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que o Brasil investirá em energia eólica offshore – geração de energia eólica em alto mar – através da Petrobras e que o governo vem trabalhando junto ao Congresso Nacional um marco legal para a exploração de energia eólica em alto-mar.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, defendeu a decisão do Ibama em relação a exploração de petróleo na região da foz do Amazonas. Segundo a ministra, o pedido da petrolífera não foi aceito por questões técnicas. A licença não foi dada em razão de insuficiências no estudo de impacto ambiental e nas soluções apresentadas, afirmou Marina durante audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado para debater o tema.
A B3 confirmou que está avaliando estender o horário de funcionamento das negociações da bolsa de valores brasileira. A empresa argumenta que a ampliação traria mais flexibilidade para os investidores operarem e que estuda a possibilidade de oferecer essa oportunidade de forma gradativa.
Em participação na abertura do Painel Telebrasil Summit, nesta terça-feira, em Brasília, o CEO da Vivo, Christian Gebara, disse que o Brasil está longe de desfrutar dos benefícios da economia digital e ainda há muito por fazer para levar a digitalização a todos; o momento é de preocupação com a Reforma Tributária.