RADAR DO DIA: Investidores olham EUA, política interna e Vale

980

São Paulo – Os investidores começam o dia cautelosos, de olho na definição ou não sobre a aprovação do pacote fiscal dos Estados Unidos antes das eleições de 3 de novembro. Ontem, a presidente da Câmara dos deputados, Nancy Pelosi, e o secretário do tesouro, Steven Mnuchin, conversaram para estreitar às diferenças e chegar a um acordo.

Internamente, a fala do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que o governo vai continuar com as reformas, assim como lutar pela manutenção do teto de gastos, anima um pouco, embora o risco fiscal brasileiro ainda seja uma grande preocupação.

Em relação à covid-19, o presidente Jair Bolsonaro disse que uma eventual vacina contra a doença não será obrigatória por parte do governo federal, e afirmou que quem definirá isso é Ministério da Saúde.

Na agenda do dia, os investidores ficam atentos a dados de construção de moradias nos Estados Unidos. No Brasil, o IGP-M subiu 2,92% na segunda prévia de outubro, após registrar alta de 4,57% em igual período do mesmo indicador em setembro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Em âmbito corporativo, a JBS disse que o questionamento do BNDESPar, braço de investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sobre o processo arbitral da Câmara de Arbitragem do Mercado (CAM) B3, que será deliberado na assembleia, não diz respeito aos acionistas, embora a companhia reconheça ser legítima a preocupação sobre o processo contra os acionistas controlador.

A Braskem informou que normalizou o acesso a grande parte dos seus servidores e softwares, possibilitando a regularização de suas operações, após a implementação de procedimentos aplicáveis para retorno seguro de suas atividades, depois de sofrer um ataque hacker no início do mês.

O conselho de administração da Eletrobras aprovou a política de acordos judiciais e extrajudiciais das empresas do grupo, com o objetivo de estabelecer diretrizes que visam orientar os processos de identificação, avaliação, tratamento e parametrização de litígios, em conformidade a resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O conselho de administração do Atacadão, subsidiária do Carrefour, aprovou o nome de Guillaume Marie Max Philippe de Braquilanges para o cargo de diretor vice-presidente de Finanças da companhia.

Os acionistas da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) aprovaram a incorporação da Cemig Geração Distribuída pela companhia. Após finalizado o processo, a subsidiária será extinta.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) disse que entregou à Agência Reguladora de Saneamento e Energia de São Paulo (Arsesp) as contribuições referentes a terceira revisão da estrutura tarifária.

A produção total de petróleo dos contratos em regime de partilha de produção alcançou 22 mil barris por dia (bpd) em agosto, segundo a Pré-Sal Petróleo SA (PPSA). O resultado foi 65,1% inferior ao de agosto de 2019.

A produção de minério de ferro da Vale subiu 2,3% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior, para 88,68 milhões de toneladas, influenciada por recorde de produção trimestral no Sistema Norte, e em setembro, no S11D e melhorias nos Sistemas Sul e Sudeste e retomada de operações na mina de Fazendão em julho.

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) apresentou pedido de registro de oferta pública de distribuição primária e secundária de ações da controlada CSN Mineração, a ser realizada no Brasil.

Em assembleia geral extraordinária (AGE), os acionistas da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e um conselheiro fiscal elegeram Fernando Scharlack Marcato como membro efetivo do conselho fiscal da companhia.