RADAR DO DIA: IPCA-15; emprego no Brasil; emendas parlamentares

41
Brasil na OCDE
Brasil na OCDE

São Paulo, SP – Os índices futuros americanos abriram em queda e as bolsas europeias em alta. A semana termina com a divulgação do do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de dezembro. A expectativa é que o índice avance 0,45% na comparação mensal. Segundo a Ativa Investimentos, é importante ficar atento ao comportamento dos núcleos e dos serviços subjacentes, embora o fato de o Banco Central ter garantido a manutenção do ritmo da taxa de juros para as próximas reuniões reduza a relevância do dado.

Em novembro, o IPCA foi de 0,39% e ficou 0,17 ponto percentual abaixo da taxa de outubro (0,56%). No ano, o IPCA acumula alta de 4,29% e, nos últimos 12 meses, de 4,87%, acima dos 4,76% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Nesta semana, o boletim Focus, com as previsões de instituições financeiras ouvidas pelo Banco Central do Brasil, apontou que o IPCA deve fechar o ano em 4,91%, acima da previsão de 4,89% apontada na semana anterior. Para 2025, a previsão avançou de 4,60% para 4,84%. Sobre a taxa Selic, a previsão para 2025 passou de 14% para 14,75%.

Também serão divulgados os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) e os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged, sobre geração de emprego formal. Em outubro, o Caged apontou a geração de 132.714 postos de trabalho com carteira assinada. No acumulado do ano, o saldo chegou a 2.117.473 empregos, positivo nos 5 grandes agrupamentos econômicos e em todos os estados. No acumulado dos últimos 12 meses (novembro de 2023 a outubro de 2024), o saldo alcançou 1.787.839 postos de trabalho, resultado 22,7% maior que o saldo observado no período de novembro de 2022 a outubro de 2023, quando foram gerados 1.457.232 postos formais.

Em Brasília, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu ontem (26) que a liberação das emendas parlamentares têm obedecido critérios estabelecidos pelo Judiciário e os acordos firmados entre Executivo e Legislativo. Na última segunda-feira (23), o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu o pagamento de cerca de R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão que não teriam cumprido critérios de transparência para sua execução. No despacho, Dino também determinou a instauração de inquérito pela Polícia Federal (PF), por suspeitas de irregularidades na destinação dos recursos de emendas das comissões permanentes.

Nos Estados Unidos, ontem, foram divulgados os novos pedidos de seguro-desemprego, que recuaram em 1 mil na semana encerrada em 21 de dezembro, totalizando 219 mil, abaixo da previsão de 224 mil. Já as reivindicações contínuas, que refletem a quantidade de pessoas ainda recebendo benefícios após a primeira semana, subiram em 46 mil, alcançando 1,910 milhão na semana encerrada em 14 de dezembro, o maior nível desde novembro de 2021, superando a expectativa de 1,880 milhão. Para a Ativa Investimentos, esses dados mistos reforçam a postura cautelosa do Federal Reserve, que mantém as taxas de juros estáveis enquanto monitora o mercado de trabalho.

Na semana passada, o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) Nova York, John Williams, afirmou que espera mais cortes nas taxas de juros, mas ressaltou que as decisões serão guiadas pelos dados econômicos disponíveis. Embora a política monetária permaneça restritiva, ajudando a conter a inflação, o recente corte de 0,25 ponto percentual nas taxas, para um intervalo de 4,25% a 4,5%, reforça que o Fed está ajustando gradualmente sua abordagem. Segundo Williams, o objetivo é aproximar as taxas do nível neutro sem comprometer a estabilidade econômica.

No setor corporativo, a Itaúsa informou que foi selecionada, pela 21a vez, para compor a carteira do Dow Jones Sustainability World Index (DJSI World) em sua edição 2024/2025.

A Suzano, em atenção às notícias veiculadas na mídia a respeito da companhia estar avaliando a aquisição da empresa americana Clearwater Paper e ao ofício emitido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), esclareceu que está permanentemente analisando oportunidades de mercado e investimentos alinhados com a sua estratégia, mas que até a presente data, não houve qualquer acordo formal ou informal, nem a celebração de qualquer documento entre as partes, vinculante ou não, tampouco qualquer decisão ou deliberação de seus órgãos de administração em relação à potencial operação, bem como nenhum outro evento ou fato que a companhia entenda caracterizar-se como fato relevante.

O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), considerou os argumentos do setor de Alimentação Fora do Lar e vai reeditar o decreto que concede redução na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). O benefício é válido apenas até 31/12. Sem a renovação, a tributação passa dos atuais 3,2% para 12% – um aumento de 300%, a partir de janeiro de 2025. O Estado, que até então estava disposto a acabar com o auxílio, anunciou alíquota de 4%, em audiência com a Federação de Hotéis, Bares e Restaurantes (Fhoresp), nesta quinta-feira (26/12), no Palácio dos Bandeirantes.

Nesta sexta-feira, dia 27 de dezembro, às 11h, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) divulgará a atualização dos dados da safra 2024/2025 de cana-de-açúcar da região Centro-Sul, referente à primeira quinzena de dezembro.

As vendas do Varejo no Natal (entre 19 e 25 de dezembro) cresceram 3,4% em relação a igual período do ano passado, segundo o Indice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). As vendas presenciais cresceram 3,4% enquanto o e-commerce registrou alta de 2,9%.