São Paulo, 10 de janeiro de 2025 – Os índices futuros americanos abriram em queda e as bolsas europeias em instabilidade. A semana termina com a divulgação do relatório de emprego (payroll) de dezembro nos Estados Unidos, e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro no Brasil. Durante esta semana, outros indicadores sobre o mercado de trabalho (Jolts e ADP) mostraram que a economia dos EUA continua aquecida, o que deve influenciar “negativamente” a decisão do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em sua próxima reunião, em 29 de janeiro.
Para o presidente do Fed St. Louis, Alberto Musalem, a decisão de reduzir as taxas de juros em dezembro foi difícil, dado que as perspectivas econômicas mudaram desde que o banco central começou a cortar as taxas quatro meses atrás. Ele afirmou que, até a reunião do mês passado, o risco de a inflação permanecer entre 2,5% e 3% havia aumentado. Como resultado, ele considerou que seria mais apropriado adotar maior cautela antes de realizar novos cortes. As informações são da agência de notícias “Dow Jones”.
Musalem ressaltou ainda que continua alinhado com a projeção mediana de dois cortes para 2025, mas enfatizou a complexidade de definir a taxa de juros “neutra”. Ele explicou que, embora a inflação tenha diminuído, a preocupação com condições mais fracas no mercado de trabalho levou o Fed a cortar as taxas em três reuniões consecutivas. No entanto, as taxas devem permanecer estáveis na próxima reunião.
A expectativa é o número de novas vagas apontadas pelo payroll chegue a 153 mil em dezembro, após a abertura de 227 mil postos em novembro e a taxa de desemprego se manteve em para 4,2%, segundo analistas consultados pela Safras News. Os dados são uma mediana produzida a partir das projeções dos economistas, que oscilam entre a criação de 140 mil a 175 mil vagas, enquanto as estimativas para a taxa de desemprego se mantiveram em 4,2%.
Segundo analistas do Goldman Sachs, o crescimento do emprego em dezembro será muito mais moderado do que os 227 mil registrados em novembro, já que esse último refletiu uma recuperação das interrupções causadas pelos furacões de outubro, especialmente no setor manufatureiro. Os investidores também devem ficar atentos às revisões, que têm sido significativas nos últimos meses devido às baixas taxas de resposta.
Por aqui, a expectativa é com os números do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de dezembro. A previsão é uma alta de 0,54% ante novembro. No acumulado de 12 meses, a alta projetada é de 4,85%. As estimativas foram calculadas pelo Termômetro CMA. As previsões de seis instituições financeiras consultadas para o resultado mensal variam entre 0,45% e 0,57%, com a média das projeções em 0,52%. No acumulado de 12 meses, as previsões de seis “casas” consultadas variam entre 4,80% e 4,90% (média em 4,84%).
O Indice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) foi de 0,34% em dezembro e ficou 0,28 ponto percentual (p.p.) abaixo do resultado de novembro (0,62%). Com isso, o IPCA-15 acumulou alta de 4,71% em 2024. Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, cinco tiveram alta em dezembro. A maior variação e o maior impacto positivo foram registrados em Alimentação e bebidas (1,47% e 0,32 p.p.).
Para a corretora XP, a inflação (IPCA) deve fechar 2025 em 6,1%, refletindo a demanda interna aquecida no curto prazo e a taxa de câmbio mais depreciada. “Diante de juros mais altos, mantivemos nossa projeção para o IPCA de 2026 em 4,5%”. Segundo a XP, o desafio da política monetária aumenta à medida que as expectativas de inflação de curto e médio prazos continuam se afastando da meta. “Projetamos agora a taxa Selic em 15,50% ao final do ciclo de alta (antes: 15%), e postergamos o início do ciclo de cortes para 2026”.
Sobre o crescimento da economia, a XP acredita que ocorrerá um arrefecimento a partir do segundo trimestre, em linha com a política monetária mais contracionista e o menor impulso fiscal. A expectativa é que Produto Interno Bruto (PIB) crescerá 3,6% em 2024, 2% em 2025 e 1% em 2026. Já a taxa de câmbio para 2025 deve fechar em R$ 6,20. Para o ano que vem, a previsão é de R$ 6,40, em resposta ao diferencial de inflação e algum prêmio adicional pela incerteza eleitoral.
No setor corporativo, a Petrobras informou que foi proferida sentença arbitral final favorável, em uma das arbitragens que tramitam perante a Câmara de Arbitragem do Mercado (CAM), da B3. Esta arbitragem foi iniciada por diversos investidores estrangeiros que adquiriram ações da Petrobras negociadas na B3, alegando perdas financeiras que teriam sido causadas por falhas informacionais.
A PetroReconcavo divulgou sua prévia operacional do mês de dezembro, quando totalizou produção consolidada de óleo e gás de 25.978 boe/dia, estável na comparação mensal. A produção média anual foi de 26,3 mil boe/dia, aumento de 1,4% em relação a 2023.
A Klabin informa que obteve em 3 de dezembro de 2024, pela Science Based Targets Iniciative (SBTi), a aprovação das suas novas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE).
A Senior Sistemas, em continuidade ao comunicado ao mercado divulgado em 19 de julho de 2023 sobre a criação da joint venture entre a companhia e o BTG Pactual, informou que o Banco Central do Brasil (BC) autorizou o funcionamento da JV BTG Senior Sociedade de Crédito Direto S.A (Operação), conforme publicado no Diário Oficial da União.
A Vivara informou que completou a abertura de 6 lojas Life no mês de dezembro, uma adição de 443,19 metros quadrados (m2) de área de venda. A companhia destaca o encerramento do plano de expansão de 2024 em linha com o projetado, tendo inaugurado 72 unidades ao longo do ano.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou ontem (9) a primeira audiência pública do ano, dedicada à regulamentação do sistema de livre passagem (free flow) nas concessões federais de rodovias. O evento, conduzido de forma híbrida, contou com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Agência no YouTube e reuniu representantes do setor de transporte, concessionárias, especialistas e usuários para discutir a minuta de resolução que regulamenta essa inovação no pedagiamento rodoviário.
O Ministério Público de São Paulo (MPSP) instaurou um procedimento para apurar as circunstâncias que levaram à queda de uma aeronave na manhã desta quinta-feira (9) em Ubatuba, litoral norte paulista.
O Conselho Nacional de Previdência Social decidiu aumentar o teto das taxas de juros dos
empréstimos consignados para beneficiários do INSS. Agora, o limite para empréstimo com desconto em folha passa a ser de 1,80% ao mês. Antes estava em 1,66%. Já para as operações na modalidade de cartão de crédito e cartão consignado de benefício, não houve mudança e o índice máximo se manteve em 2,46% ao mês. A reunião ocorreu nesta quinta-feira, em Brasília.