RADAR DO DIA: Juros nos EUA; Varejo no Brasil; inflação na China

46
Foto: Pexels

São Paulo, SP – Os índices futuros americanos e as bolsas europeias abriram em queda. A bolsa dos Estados Unidos está fechada hoje em razão do feriado nacional decretado pelo
luto ao ex-presidente Jimmy Carter, que faleceu no fim do ano passado aos 100 anos. O mercado ainda repercute a divulgação da ata da última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), de dezembro, quando foi decidido uma redução de 0,25 ponto percentual nos juros, pela terceira reunião consecutiva.

Na ata, os membros do Fomc enfatizaram que a política de juros não está em um caminho
pré-determinado e precisará evoluir em resposta aos dados e às políticas implementadas pela nova administração. “Dada a elevada incerteza sobre os detalhes relativos ao escopo e ao cronograma das possíveis mudanças nas políticas comerciais, de imigração, fiscais e regulatórias, bem como seus potenciais efeitos sobre a economia, a equipe destacou a dificuldade de selecionar e avaliar a importância desses fatores para a projeção básica e apresentou uma série de cenários alternativos, diz a ata do Fed.

Para Gustavo Cruz, estrategista-chefe da RB Investimentos, ao contrário de outros presidentes, Donald Trump não é previsível. “Se analisarmos os cenários para 2025 traçados em novembro e dezembro, ninguém mencionava questões como a Groenlândia, o Canal do Panamá ou problemas com o Canadá. Isso demonstra como, em um curto espaço de tempo e sem sequer assumir oficialmente, Trump já começa a alterar as expectativas de muitos. Por isso, acredito que, embora o início de seu mandato possa deixar pouco espaço para movimentos do Fed, ainda há margem, pois a inflação tende a ser mais baixa do que nos dois anos anteriores”, explicou Cruz.

Já a Ativa Investimentos disse que, com maioria nas duas casas legislativas apoiando Trump, o risco de um maior protecionismo é o que mais se discute como impactos nos demais economias do mundo. Para o Brasil, essa batalha tarifária pode trazer maior aproximação da China, beneficiando nossas exportações. Por outro lado, a consolidação de um dólar mais forte pode ser prejudicial para os países emergentes., impactando a inflação nessas regiões.”

Após os números do relatório de emprego e vagas (Jolts, na sigla em inglês) de novembro, que mostrou uma alta, ontem saiu mais um dado sobre o mercado de trabalho nos EUA. O relatório ADP, sobre vagas no setor privado, apontou que o país criou 122 mil vagas de em dezembro, excluindo o setor rural. Analistas esperavam a criação de 136 mil vagas. O número de vagas criadas em novembro permaneceu em 146 mil após revisão. Amanhã será a vez do relatório de emprego (payroll).

Por aqui, hoje saem os números do Varejo de novembro. A previsão é uma queda de 0,30% ante outubro. Na comparação interanual, a alta projetada é de 4,70%. As estimativas foram calculadas pelo Termômetro CMA. As previsões de sete instituições financeiras consultadas para o resultado mensal variam entre -0,50% e +0,30%, com a média das projeções em -0,16%. Na comparação com o mesmo mês de 2023, as previsões de sete “casas” consultadas variam entre +3,80% e +5,70% (média em 4,54%).

Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas do Varejo no Natal (entre 19 e 25 de dezembro) cresceram 3,4% em relação a igual período do ano passado. Na avaliação de Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, o resultado mais tímido do Natal este ano pode ter sido impactado pelo forte desempenho da Black Friday. “Com salto de 16,1% nas vendas, a Black Friday foi o grande destaque do comércio brasileiro esse ano. As pessoas podem ter antecipado suas compras de Natal durante as promoções do final de novembro”, diz Alves.

Hoje foram divulgados os índices de preços ao consumidor e produtor da China referente a dezembro, com alta de 0,1% (consumidor) e queda de 2,3% (produtor). Em novembro, o índice ao consumidor havia subido 0,2%, e ao produtor recuado 2,5%. Ontem, líderes chineses destacaram o compromisso de expandir a demanda interna de forma abrangente, incluindo aumento de salários de funcionários públicos para estimular o consumo. Além disso, equipamentos de alta tecnologia e setores como agricultura e transporte devem se beneficiar, com apoio financeiro significativo do governo, como subsídios de juros e facilidades de crédito. Analistas projetam que as vendas no varejo cresçam em 2025, impulsionadas pela estabilização dos preços de ativos e maior confiança no mercado de
trabalho.

No setor corporativo, a Paper Excellence informou que abriu uma nova arbitragem na Câmara de Comércio Internacional (CCI), em Paris, contra a holding J&F no âmbito da disputa pelo controle da brasileira Eldorado Celulose e que busca uma indenização de US$ 3 bilhões pelos atos desleais e abusivos praticados pelas duas empresas brasileiras para impedir a concretização da transferência do controle da Eldorado.

A Ativa Investimentos afirmou que, de um modo geral, devido ao cenário local, com piora na percepção fiscal e o ciclo de aperto do Banco Central (BC) brasileiro, segue cautelosa, preferindo empresas menos endividadas e/ou commodities mais ligadas ao consumo e/ou com exposição ao mercado americano, em relatório de monitoramento da Bolsa brasileira. A corretora aponta entre as suas “Top Picks”: em Commodities, Gerdau (GBBR4); JBS (JBSS3) e SLC Agrícola (SLCE3); Cíclicas Domésticas, Itaú (ITUB4), BTG Pactual (BPAC11) e B3 (B3SA3); e Domésticos Não Cíclicos, BB Seguridade (BBSE3) Telefônica Brasil (dona da Vivo, VIVT3) e Sabesp (SBSP3).

A Hypera Pharma informou que foi aprovada, em 7 de janeiro, em reunião do seu conselho de administração, emissão de debêntures, em série única, para distribuição pública, sob rito de registro automático de distribuição, de R$ 530 milhões, com prazo de vencimento de 5 anos, contados da data de emissão (15 de janeiro de 2025).

A Multiplan foi informada por sua acionista T. Rowe Price Associates, Inc que, em nome de seus clientes, na qualidade de gestores de investimentos, no dia 7 de janeiro de 2025, suas
participações societárias atingiram 51.544.071 ações ordinárias de emissão da companhia,
equivalentes a 9,93% do total de ações ordinárias emitidas pela companhia.

A Engie Brasil informou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a entrada em operação comercial da primeira usina do Conjunto Fotovoltaico Assú Sol, em Assú (RN), a partir desta quarta-feira, com 40,5 MW, representando 5,4% da capacidade instalada total do projeto.

A Vale informou que divulgará seus resultados do quarto trimestre e do ano de 2024 em 28 de janeiro, após o fechamento do mercado (produção e vendas) e 19 de fevereiro, após o fechamento do mercado (resultados financeiros). A teleconferência para apresentação do balanço para investidores e analistas será em 20 de fevereiro, às 11h, 9h e 14h de Brasília, Nova Iorque e Londres, respectivamente.