RADAR DO DIA: PIB dos EUA; relatório de inflação no Brasil; Caged de agosto

167

São Paulo, SP – Os índices futuros americanos e as bolsas europeias abriram em alta. O mercado mantém a expectativa para os números da economia dos Estados Unidos. Hoje será divulgado a última leitura do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre. Na segunda leitura, divulgada no mês passado, a taxa anualizada foi de 3%, acima da primeira leitura divulgada em julho, que chegou 2,8%. No primeiro trimestres, a economia norte-americana cresceu 1,4%.

Outro dado importante desta quinta-feira é o número de novos pedidos de seguro-desemprego, que na semana passada recuaram 12 mil, chegando a 219 mil na semana encerrada em 14 de setembro, após ter alcançado 230 mil na semana anterior. A média móvel dos pedidos de seguro-desemprego feitos nas últimas quatro semanas, um
indicador menos volátil, caiu em 3.500 para 227.500 mil pedidos.

Além de informações sobre o mercado de trabalho, amanhã saem os números do índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês), referente a agosto, que serão divulgados na sexta-feira (30). Em julho, o PCE subiu 0,2% ante junho. Nos 12 meses até julho, o índice aumentou 2,5%, mesmo patamar alcançado em junho. Analistas também aguardam hoje discursos do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, e do Fed de Nova York, John Williams.

Por aqui, na manhã de hoje foi divulgado o Relatório Trimestral de Inflação (RIT), com o Banco Central elevando a previsão para a inflação em 2024 de 4% para 4,3%. A estimativa está 1,3 pp acima do centro da meta prevista para este ano, de 3%. A previsão para a inflação no ano que vem teve projeção elevada de 3,4% para 3,7%, ficando 0,7 pp acima do centro da meta (3%). A projeção de inflação para 2026 passou de 3,2% para 3,3%, ficando 0,3 ponto acima do centro da meta estipulada. Segundo o relatório, no atual horizonte relevante de política monetária, correspondendo ao primeiro trimestre de 2026, a inflação projetada é de 3,5%.

Hoje também saem os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) referentes ao mês de agosto. A divulgação ocorrerá durante entrevista coletiva às 10h. O mercado também monitora a entrevista coletiva do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e Diogo Guillen, diretor de política econômica, sobre os números do RIT, às 11h.

Ontem, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a dizer que o governo está otimista em relação ao crescimento da economia brasileira, mas reconhece que a
situação climática traz desafios para a inflação, pois alimentos e energia podem ser afetados. “Não vejo razão para Brasil crescer muito acima ou abaixo da média mundial”, disse o ministro, em conversa com o diretor de Estratégia Econômica e Relações com Mercados do Banco Safra, Joaquim Levy, em conferência do banco.

Em relação ao crescimento PIB, o ministro respondeu que ele deve ser impulsionado por medidas de estímulo à indústria e do crédito que estão sendo implementadas pelo governo e não acredita que o aumento da taxa Selic vai atrapalhar o desempenho. “A Selic deu uma tropeçada, esperávamos uma Selic um pouco menor”, comentou. Na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil elevou os juros em 0,25 ponto percentual, passando de 10,5% para 10,75% ao ano. Foi o primeiro aumento da taxa Selic desde agosto de 2022.

Ontem foi divulgado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) de setembro, que subiu 0,13% em setembro na comparação com agosto, recuando 0,06 ponto percentual com relação ao número apurado no período anterior (+0,19%). Em setembro de 2023, o IPCA-15 foi de +0,35%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, até setembro, a alta foi de 4,12%, abaixo do número anterior, de 4,35%. Tanto o resultado mensal quanto o acumulado de 12 meses ficaram abaixo das projeções de +0,29% e +4,30%, respectivamente, medidas pelo Termômetro CMA.

O Itaú afirmou que IPCA-15 veio significativamente abaixo de suas expectativas e com abertura bem melhor do que a esperada, especialmente em função da surpresa baixista em serviços subjacentes. Parte da surpresa baixista pode ser atribuída a volatilidade de itens específicos, como cinema e seguro de veículos. Por outro lado, os serviços subjacentes ligados a mão de obra e alimentação fora do domicílio seguem comportados, a despeito do mercado de trabalho apertado.

No setor corporativo, A subsidiária de operações logísticas da Petrobras, Transpetro,
prorrogou, nesta quarta-feira (25), até 8 de novembro o prazo para recebimento de propostas no processo de licitação pública para a aquisição de quatro navios da classe Handy, de 15 a 18 mil toneladas de porte bruto (TPB).

A Vivara informa que, em reunião realizada em 25 de setembro, o conselho de administração aprovou a destituição do diretor de recursos humanos, Gianpiero Sperati, e a eleição de Icaro Borrello para o cargo.

Decisão judicial proferida em Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo Ministério Público de
Minas Gerais (MPMG) reconheceu a existência de danos e impactos à população de Itabira, na região Central do estado, causados pela elevação do risco de rompimento e pelas obras de reforço e descomissionamento de barragens de mineração e diques do Sistema Pontal, de propriedade da Vale.

Nesta quinta-feira (26), às 14 horas, entra em concorrência na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) a concessão do lote rodoviário da BR-040, conhecido como Rota dos Cristais. O trecho que liga Cristalina, em Goiás, à capital mineira Belo Horizonte. A Rota dos Cristais tem grande importância econômica e social, ligando o Centro-Oeste aos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. O ministro dos Transportes, Renan Filho, estará presente no evento, assim como o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale.

Os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho,
acompanhados do presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini e do secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, receberam, nesta quarta-feira (25/09), representantes da francesa CMA GCM e investidores que adquiriram cotas da Santos Brasil no gabinete do Ministério da Fazenda, em São Paulo (SP). Na reunião, foi apresentado o Plano de Investimentos do Porto de Santos e a perspectiva de crescimento do setor portuário.

A EcoRodovias e sua controlada indireta Eco101 informam que tomaram conhecimento de que o Plenário do Tribunal de Contas da União (TCU), em deliberação na Sessão Ordinária ocorrida nesta data, aprovou a proposta de Termo de Autocomposição para a otimização e modernização do Contrato de Concessão da BR-101/ES/BA.

A WEG investirá aproximadamente R$ 543 milhões para aumentar a capacidade de produção de transformadores no Brasil. Os investimentos serão realizados ao longo dos próximos dois anos em unidades fabris nos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, informou a companhia, em comunicado, nesta quarta-feira.

A Oi, em recuperação judicial, informa que foi realizada, na quarta-feira, a audiência para
abertura das propostas fechadas recebidas na segunda rodada do processo competitivo para alienação da UPI ClientCo, na forma prevista no edital da operação, publicado em 10 de setembro. Durante a audiência, verificou-se a existência de apenas uma proposta fechada para aquisição total da UPI ClientCo, a qual cumpriu com as condições previstas no edital, apresentada pela V.Tal, com interveniência e anuência da BGC Fibra Participações S.A., com um preço proposto de R$ 5.683.126.203,17.