RADAR DO DIA: Produção industrial e voto da cessão onerosa estarão em foco

1189

São Paulo – Os investidores devem reagir à queda inesperada da produção industrial em julho ante junho, resultado que contraria também a perspectiva de melhora das condições do setor sugerida pelos dados do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre.

Em âmbito político, o foco estará sobre a possibilidade de o Senado votar uma proposta de emenda à Constituição que autoriza a União a compartilhar com estados e municípios os recursos obtidos com o leilão do excedente de petróleo da cessão onerosa, previsto para o final deste ano.

No exterior, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou a decisão do governo brasileiro de aumentar a cota de importação de etanol que terá alíquota zero pelos próximos 12 meses, afirmando que a medida beneficiará os produtores americanos. “Fazendo grande progresso para nossos fazendeiros”, disse Trump em sua conta no Twitter.

No lado corporativo, a Petrobras divulgou que sua produção total de petróleo e gás atingiu 3 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) em agosto – um nível recorde, segundo a companhia.

A produção total de petróleo e gás natural no País foi de aproximadamente 3,556 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed) em julho, aumento de 6% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, de acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Os acionistas da Engie aprovaram a incorporação da subsidiária Aliança Transportadora de Gás Participações pela Transportadora Associada de Gás (TAG). A fusão foi autorizada também pelo conselho de administração da empresa.

A Minerva disse que, apesar dos problemas econômicos na Argentina, suas operações no país estão protegidas de uma possível depreciação cambial, uma vez que sua atividade principal é de exportação.

A operadora de telefonia fixa e móvel Oi confirmou que pretende captar R$ 2,5 bilhões em recursos no mercado de capitais no prazo de dois anos.