São Paulo – Nos Estados Unidos, os futuros de índices operam em alta nesta manhã, buscando recordes de negociações no período após o feriado de Natal, movimento que é conhecido no mercado como o rali de Santa Claus.
O mercado também reage à notícias de que a variante ômicron não deve levar ao aumento do número de mortes por Covid-19. Na volta das bolsas do Reino Unidos e Irlanda, as bolsas europeias operam mistas e as asiáticas fecharam em queda.
Por aqui, o mercado deve manter a tendência de baixa liquidez do período e monitorar a mobilização dos servidores da Receita Federal por reajustes e o leilão de concessão de saneamento no Rio de Janeiro, que acontece hoje às 14 horas na B3.
No âmbito corporativo, a Vale informou no dia 27 que a Samarco – joint venture entre a mineradora e a BHP (com 50% de participação acionária cada) – divulgou informações materiais não-públicas que foram fornecidas sob acordos de confidencialidade a certos credores em relação às discussões relacionadas à reestruturação de sua dívida.
A Petrobras assinou contrato com a Aguila Energia e Participações para a cessão, em conjunto com a Sonangol, da totalidade da participação de ambas as empresas no bloco exploratório terrestre POT-T-794, pertencente à concessão BT-POT-55A, localizada na Bacia Potiguar (RN, no valor de US$ 750 mil, informou a estatal.
O Procon-SP informou que a Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) assinou um termo de compromisso voluntário com o órgão em que se compromete a realizar o reembolso integral a todos os consumidores que registrarem reclamação no site do órgão de defesa do consumidor. Em caso de descumprimento do termo a empresa será penalizada em R$ 5 milhões.
A B3 e o Governo do Estado do Rio de Janeiro realizam o leilão para a concessão da prestação regionalizada dos serviços públicos de fornecimento de água e esgotamento sanitário e dos serviços complementares do Bloco 3, que envolve parte da Zona Oeste da capital e 20 municípios do interior do Estado do Rio de Janeiro.
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou no Diário Oficial da União (DOU), em 24 de dezembro, uma nova resolução que altera especificações dos combustíveis de referência para a homologação de veículos automotores novos em cumprimento às fases dos programas de controle de emissões veiculares (Proconve) e da poluição do ar por motociclos, ciclomotores e similares (Promot).