RADAR DO DIA: Rússia e Ucrânia negociam; Boletim Focus: Selic a 12,75%

488

São Paulo – Os índices futuros americanos e as bolsas europeias operam em alta. A volatilidade deve continuar nesta semana, com a temperatura no leste europeu ainda em alta. No fim de semana, a Rússia bombardeou próximo da fronteira da Polônia, mas autoridades russas afirmaram que negociações de um acordo com a Ucrânia avançaram.
Além da guerra, os investidores vão ficar de olho nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) e do Comitê de Mercado Aberto do Banco Central dos Estados Unidos (Fomc, na sigla em inglês).
Por aqui, o mercado acredita em um ajuste de 1 ponto percentual, dos atuais 10,75% para 11,75% ao ano, a maior desde fevereiro de 2017. Nos EUA, analistas apontam que o Federal Reserve (Fed) deve iniciar um ciclo de aperto monetário para tentar conter a inflação, a maior em décadas.
Nesta manhã, foram divulgados os números do boletim Focus, com as previsões do mercado para a economia. A previsão de inflação subiu de 5,65% para 6,45%. O PIB deve crescer 0,49% e a previsão da Selic para 2022 é de 12,75%.
Hoje também tem a divulgação dos balanços da Gol e Magazine Luiza, e durante toda a semana, pelo menos mais 20 balanços do quarto trimestre de 2021 serão revelados.
No âmbito corporativo, esta semana será a sexta das oito que compõem a temporada de balanços do quarto trimestre e de 2021 das companhias do Ibovespa, iniciada em 2 de fevereiro. A única exceção foi a semana do Carnaval, que não teve divulgações de resultados. Ao todo, 19 companhias apresentarão seus números até sexta-feira.
Nesta segunda-feira, o pregão regular para o mercado local de ações funcionará das 10h às 17h e não mais às 18h, por conta do início do horário de verão nos Estados Unidos.
A Eletrobras adiou a divulgação das suas demonstrações financeiras de 2021 de 14 para 18 de março, após o fechamento do pregão, assim como a realização da videoconferência de apresentação dos resultados, de 15 para 22 de março, às 14h30.
O IRB-Brasil Resseguros ratificou a informação divulgada em sua análise de desempenho do quarto trimestre de 2021 em que ressalta que a totalidade do saldo da reserva especial de dividendo obrigatório declarado e não pago foi absorvido por prejuízos apurados pela companhia e que, desta forma, o seu pagamento aos seus acionistas foi cancelado.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê crescimento de 2,0% da carga de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) em março, na comparação com o março de 2021, com o volume de 74.205 MW médios. As informações constam do boletim do Programa de Mensal de Operação (PMO) relativo à semana de 12 a 18 de março.
O Bradesco informou que sua diretoria recebeu a renúncia de Marcio Parizotto do cargo de diretor de marketing em 2 de março.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), notificou a Petrobras e a Acelen, para que esclareçam sobre o recente aumento de 18,8% da gasolina e de 24,9% no diesel. A notificação foi feita ontem após o registro de filas de consumidores em postos de abastecimento de todo o país.
A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) vê como necessária a criação imediata de um fundo de equilíbrio para o controle da volatilidade dos combustíveis a fim de conter os reflexos danosos desse reajuste para a população.
O Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) disse, em nota, que a aprovação, no Congresso, do Projeto de Lei Complementar (PLP) 11/20, contemplando a implantação da monofasia do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é importante pois reduz o impacto da volatilidade dos preços dos combustíveis e traz previsibilidade para a arrecadação dos Estados.
A Nova Engevix assinou um contrato com a Elera Renováveis, braço do fundo canadense Brookfield, para o desenvolvimento de uma usina solar em Janaúba, Minas Gerais – situada a 550 km de Belo Horizonte. O valor do contrato não foi revelado.