São Paulo – A Raízen divulgou na noite de ontem (24) uma prévia operacional do segundo trimestre do ano-safra 2023/24. Os resultados preliminares mostram um desempenho positivo, com destaque para o aumento na moagem de cana-de-açúcar, que passou de 26,8 milhões de toneladas no primeiro trimestre para 37,5 milhões de toneladas no segundo trimestre. Esse aumento na moagem foi impulsionado pela maior disponibilidade de cana, um clima favorável e um ritmo acelerado de produção.
Além disso, a empresa registrou uma evolução na produtividade agrícola, com um aumento no ATR (Açúcar Total Recuperável) de 124 kg/ton para 143 kg/ton.
A produção de açúcar equivalente também apresentou um aumento significativo, passando de 3.179 mil toneladas no primeiro trimestre para uma estimativa de 5.200-5.300 mil toneladas no segundo trimestre. Esse aumento na produção de açúcar foi impulsionado pela estratégia de maximização de açúcar, devido ao ciclo de preços favorável.
Além disso, a empresa registrou um aumento no volume de vendas de açúcar, passando de 1.920 mil toneladas no primeiro trimestre para 3.266 mil toneladas no segundo trimestre. Esse aumento na comercialização de açúcar foi coerente com o cenário de preços e o incremento na produção, segundo a empresa.
No segmento de renováveis, a Raízen registrou um aumento no volume de vendas de etanol, passando de 1.074 mil metros cúbicos (m3) no primeiro trimestre para 1.403 mil m3 no segundo trimestre. Esse desempenho está alinhado com a estratégia de posicionamento de estoques, devido ao cenário de mercado.
Além disso, a empresa registrou um aumento na produção de etanol de segunda geração, passando de 7,7 mil m3 no primeiro trimestre para 8,6 mil m3 no segundo trimestre. No segmento de mobilidade, a empresa registrou um aumento no volume comercializado no Brasil, passando de 6.764 mil m3 no primeiro trimestre para uma estimativa de 7.400-7.500 mil m3 no segundo trimestre. Esse aumento na rentabilidade foi impulsionado pelos ajustes em suprimentos e comercialização, além da evolução da base de clientes contratados.
No mercado latino-americano, a empresa registrou uma estabilidade no volume comercializado, com uma estimativa de 1.700-1.800 mil m3 no segundo trimestre.
Os resultados completos e auditados serão divulgados em 13 de novembro, após o fechamento do mercado.