São Paulo – A receita bruta consolidada do Grupo Pão de Açúcar totalizou R$ 21,614 bilhões no primeiro trimestre do ano, alta de 56,3% na comparação anual, incluindo Brasil, Colômbia, Uruguai e Argentina.
No Brasil, a receita bruta subiu 15% no trimestre e somou R$ 15,902 bilhões, sendo R$ 8,549 bilhões no segmento Assaí e R$ 7,349 bilhões no Multivarejo. No grupo Éxito, a receita foi de R$ 5,712 bilhões.
No segmento Multivarejo no Brasil, o Extra Hiper representou R$ 3,026 bilhões da receita bruta, uma alta de 0,6%. Já o Extra Super alcançou R$ 1,281 bilhões, alta de 11,7% na comparação anual, enquanto o Pão de Açúcar alcançou R$ 1,931 no período, 8,6% maior que o visto no mesmo período de 2019. O segmento Proximidade teve R$ 391 milhões em receita, alta de 26,1% na mesma base de comparação.
No trimestre, a receita bruta mesmas lojas do consolidado representaram 8,2%, enquanto 6,9% do Brasil, 7,1% do Assaí e 6,6% de Multivarejo.
De acordo com a companhia, os efeitos da crise causada pela pandemia do Covid-19, nome do novo coronavírus, começaram a ser sentidos após o decreto de isolamento social determinado pelos estados da Federação.
Os principais efeitos vistos entre 14 e 31 de março foram o mix de produtos adquiridos pelos clientes, priorizando num primeiro momento produtos básicos alimentares que cresceram 45% no Multivarejo e 30% no Assaí.
Em relação às medidas, o Pão de Açúcar afirmou que tem trabalhado em parceria com a indústria para oferecer à população acesso a produtos básicos e essenciais. Com isso, elevou o nível de estoque desses produtos em 15% no final de março quando comparado aos níveis regulares.
A empresa ressaltou também que não realizou qualquer alteração em sua política de preço, consciente do papel essencial que o varejo possui neste cenário.
Além disso, oferece crédito diferenciado aos clientes na compra de produtos alimentares, adaptação do horário de funcionamento das lojas, fortalecimento do e-commerce, medidas de segurança e a contratação de cerca de 5 mil colaboradores temporários
O Pão de Açúcar abriu uma unidade da bandeira Assaí no primeiro trimestre, uma loja minuto Pão de Açúcar e um posto de combustível. A empresa iniciou o plano de otimização do portfólio do Extra Hiper com o fechamento de cinco lojas, sendo que três serão convertidas em Assaí.
Ao final do primeiro trimestre, a empresa tinha o total de 1.072 lojas, sendo a maior parte de negócios especializados com 196 unidades, seguido por Pão de Açúcar com 185, Assaí com 167 e Mini Extra com 152.
Em comunicado, a companhia reafirmou seu plano de expansão, conversão e reformas de lojas, embora eventuais postergações podem acontecer em virtude da crise causada pelo novo coronavírus.