São Paulo, 18 de janeiro de 2021 – O faturamento da indústria de material de construção subiu 15,7% em dezembro de 2020 na comparação com o mesmo período de 2019, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). O resultado representa variação negativa de 1,1% em relação a novembro.
Segundo a Abramat, os dados fazem com que em 2020 o setor registre queda de 0,4% do faturamento em relação a 2019, melhor do que a expectativa anterior de retração de 2,8% no acumulado do ano.
Em relação a novembro de 2020, a indústria de materiais de construção teve faturamento 11,5% maior que o observado em novembro de 2019. O resultado revisado aponta crescimento de 10,2% do segmento de materiais básicos e 13,3% dos materiais de acabamento em relação ao mesmo período do ano anterior.
PREVISÃO PARA 2021
Para este ano, a Abramat estima um crescimento 4% no faturamento total deflacionado dos materiais de construção em relação a 2020. “Essa previsão se baseia no atual elevado nível de atividade do setor da construção, tanto no segmento imobiliário como no de obras de pequeno porte que se refletem nas vendas do varejo, e nas expectativas para a retomada da economia brasileira e mundial a partir da imunização contra Covid 19”, disse a entidade.
Mas apesar do otimismo, ainda há incertezas nos próximos meses rem relação ao alcance da imunização da vacina contra o coronavírus, o câmbio e equilíbrio nas cadeias de suprimentos que dependem de insumos importados.