Recorde na produção de diesel na refinaria de Cubatão faz Petrobras aumentar oferta para terminal de Santos

215
Planta industrial da refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP), Foto: Wilson Melo/Agência Petrobras.

São Paulo, 16 de julho de 2024 – A Petrobras informou ontem (15) que a Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP), registrou um recorde, no segundo trimestre deste ano, na produção de diesel S-10. Foram produzidos 990 mil metros cúbicos (m3), superando a marca anterior de 966 mil m3 do terceiro trimestre de 2023. O dado também é superior ao produzido no mesmo período do ano passado.

A produção de diesel S10 na RPBC aumentou a oferta do produto ao mercado devido à alta confiabilidade da planta industrial da refinaria e ao sistema logístico de escoamento da produção, que permitiu à unidade trabalhar com cargas mais elevadas, em patamares muito eficientes. Outra ação determinante foi a adequada gestão da rotina operacional, com o controle das variáveis mais impactantes e priorização de recursos.

Para o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França, “o recorde na RPBC atesta o empenho da companhia ao investir no refino e atender aos compromissos comerciais com confiabilidade, disponibilidade operacional, valorização das pessoas e rentabilidade das unidades, sempre garantindo a segurança das operações”.

Ações de logística aumentaram escoamento para o Terminal de Santos

Para alcançar o recorde na RPBC, foram implantadas uma série de iniciativas de logística, em parceria com a Transpetro, que possibilitaram aperfeiçoar o escoamento do diesel S-10 pelo Terminal de Santos. O resultado foi uma marca histórica de movimentação do produto desde 2018, alcançando 386,3 mil m3 no segundo trimestre.

Entre as iniciativas, a Petrobras ampliou o tamanho dos lotes para cargas de diesel S-10 em navios. Ou seja, otimizando a tancagem do terminal e a infraestrutura existente, foi incrementada a eficiência das operações de escoamento, aperfeiçoando bombeios e minimizando perdas por interfaces de derivados.

De acordo com o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser, incrementar o escoamento do diesel S-10 para o Terminal de Santos atende a uma lógica comercial que traz ganhos para a Petrobras e o país: “É muito importante utilizar a margem disponível de escoamento e alcançar o mercado com o maior volume possível. Dessa forma, oferecemos mais essa oportunidade para nossos clientes.”